Ibope e Datafolha, 30/09: Dilma estável, Marina cai e Aécio se aproxima

Ontem foram divulgadas duas pesquisas nacionais, uma do Datafolha e outra do Ibope. Os números indicam uma disputa cada vez mais próxima entre quem vai para o segundo turno, se Marina Silva ou Aécio, enquanto Dilma Rousseff está estabilizada na casa dos 40% – longe, portanto, da vitória no primeiro turno. A tendência de Aécio Neves segue de subida desde a queda brusca quando Marina chegou a assumir a liderança e ele agora repete os melhores índices que já atingiu. Já Marina tinha em abril 27% quando pararam de usar seu nome em simulações e, após a morte de Eduardo Campos, teve um grande crescimento, chegando a passar Dilma, mas agora só faz cair e está próxima dos números apresentados logo após a morte de Eduardo Campos

Seguem os números de intenção de votos em azul e em vermelho a rejeição:

Datafolha 30/09
Dilma 40%, 31%
Marina 25%, 25%
Aécio 20%, 23%

2o turno:
Dilma 49% x 41% Marina
Dilma 50% x 41% Aécio

Ibope 30/09
Dilma 39%,31%
Marina 25%, 20%
Aécio 19%, 19%

2o turno:
Dilma 42% x 38% Marina
Dilma 45% x 35% Aécio

Vejam o gráficos de variação de voto do Datafolha:

Datafolha_1

Vejam o gráfico de variação de votos do Ibope:

Ibope_1

 

Ainda que Marina e Aécio mantenham esses índices até o dia da eleição, a estrutura e força do PSDB é muito maior do que do PSB em todo o país, o que deve nos levar a acompanhar uma disputa voto-a-voto para saber quem irá ao segundo turno. Marina está totalmente pressionada e suas recentes aparições na TV, demonstrando fragilidade (além de estar sob ataque tem aparecido sempre com a voz rouca ou fraca) não colaboram em nada para esta reta final. Já Aécio apresenta melhoras significativas em estados em que candidatos tucanos lideram a corrida estadual, como Paraná e São Paulo.

O tom desses dias finais de campanha parece ser o de Marina Silva correndo contra o tempo para atacar com veemência Dilma Rousseff (“Marina diz que Dilma come pela boca do marketeiro“) enquanto o PT continua a mirar seus canhões apenas para Marina (“Dilma aumenta o tom e acusa Marina de desvio de caráter“). Já a campanha de Aécio nestes últimos dias tem usado a internet para divulgar seu plano de governo.

Loading...

Um comentário para “Ibope e Datafolha, 30/09: Dilma estável, Marina cai e Aécio se aproxima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *