O Petismo Está Trocando de Pele

“O PT está morto!”

“É o fim da era petista!”

“A esquerda, enfim, terá o que merece!”

Quantas vezes não se leu/ouviu estas frases, ou similares, no decorrer deste ano? Mesmo com a pior crise política desde o impeachment de Collor, a pior recessão desde o advento do Real e o governo mais inepto e corrupto da história do país, há espaço para otimismo na cabeça dos mais incautos. Infelizmente, essa esperança em relação ao fim do petismo e a um eminente enfraquecimento da esquerda é pura ilusão.

A última declaração de Lula sobre o Foro de São Paulo consolida um processo que já se anuncia há tempos e vem sendo percebido por um número cada vez maior de pessoas: o PT está se metamorfoseando, “trocando de pele”, para que sua natureza sobreviva, intacta e se possível mais forte.

Seja com a migração de petistas para outros partidos, como PSOL, PSTU e Rede, com a criação de novas ONGs e Institutos “apartidários”, veículos de comunicação “isentos e plurais”, o petismo como conteúdo e método sobrevive praticamente incólume à crise do governo Dilma. Por que?

Basicamente, porque boa parte dos brasileiros, embora não comungue do conteúdo petista, é useira e vezeira de seus métodos, a saber: oportunismo, carreirismo, fingimento, dissimulação, embromação, improviso, vitimização, pensamento e ação de curto prazo, ausência de visão estratégica e de mundo, pouca empatia com o próximo e o bem comum.

Num país onde tais valores vicejam como pasto, a hegemonia petista é decorrência natural. Estranho é o partido ter se fragilizado tanto, a ponto de ter sua existência ameaçada.

Uma hipótese para a derrocada petista, que está obrigando o partido a “trocar de pele”, é que Dilma desprezou um dos dogmas da esquerda: o esquerdismo é revolucionário, e a revolução sempre está em movimento. O esquerdista, por ser  revolucionário, não se sustenta vinculado a instituições, instâncias públicas ou privadas, territórios ou nações. Ele deve estar sempre promovendo a revolução, em busca do futuro hipotético que nunca chega, pois é isso que justifica e garante seu poder e influência.

Quando a esquerda chega ao poder, assume responsabilidades de gestão e manutenção institucional incompatíveis com sua dinâmica. Aí restam-lhes duas alternativas: ou subjuga os demais poderes e órgãos de controle que deveriam lhe cobrar as responsabilidades institucionais, instituindo o autoritarismo, ou cria rotas de fuga dentro do governo, referências contra as quais o governante de esquerda e seus áulicos sempre podem investir, mantendo a dinâmica de movimento permanente, cujo resultado é o rebaixamento ou anulação das instituições, mas sem comprometar a aparência democrática.

Esta última alternativa foi a escolhida por Lula em seus dois mandatos: ao renunciar às propostas históricas do PT e nomear uma equipe econômica totalmente alheia aos reclamos ideológicos do partido, Lula construiu a “rota de fuga” ideal para tempos de bonança. O que era bom, o governo capitalizava; o que era ruim, era culpa das concessões neoliberais feitas ao mercado, que obrigou a nomeação de estranhos no ninho. Nem mesmo a substituição involuntária de Palocci por Mantega alterou este cenário. Enquanto Meirelles dava as ordens no Banco Central, Mantega era o bem-intencionado que tentava fazer a coisa certa, mas não tinha poder.

Aqui, um parênteses: chamar Pallocci de “rota de fuga” pode soar estranho, uma vez que o ex-ministro é petista de longa data. Mas é um petista do interior de São Paulo, mais especificamente, um petista de Ribeirão Preto. Cidade do interior paulista que não tem faculdade pública ou MST praticamente não tem esquerdista “orgânico” (até nisso, Ribeirão Preto é uma exceção, pois tem Faculdade de Filosofia da USP, como bem lembrou um leitor). Logo, os petistas do interior de São Paulo que não são oriundos de movimentos agrários ou de faculdades de humanas o são pelos métodos, e não por comungarem do mesmo conteúdo ideológico. Palocci é o exemplo acabado desta espécie de petista, que também é encontrada no interior dos estados da Região Sul. Adiante.

Dilma, desde o início do seu primeiro mandato, não adotou essa estratégia. Seu núcleo duro não tinha elementos estranhos ao petismo. Desde 2011, a gestão do que interessa no governo federal é 100% PT. No início, Dilma ainda capitalizou essa estratégia, com a versão da “faxina” que tirava os ocupantes de cargos oriundos de negociações fisiológicas. Depois, foram as desonerações, queda de juros, intervencionismos diversos na economia, tudo sustentado por um ciclo benfazejo da economia mundial que já anunciava seu fim.

Em 2014, com as evidências do fim do ciclo de bonança já saltando aos olhos, Dilma passou a “raspar o tacho” da economia, transformando resquícios de um modelo esgotado em prenúncio de um novo ciclo de aumento de emprego, renda e infraestrutura, tudo com o objetivo de obter a reeleição. Em paralelo, a demonização dos adversários estabelecia um cenário de “tudo ou nada” para os eleitores: ou mantinha-se Dilma, e as benesses se preservavam, ou todas as conquistas seriam perdidas, e o país iria pro buraco.

Dilma ganhou. O país foi pro buraco, e o governo não tinha uma rota de fuga por onde canalizar todas as responsabilidades. O petismo ficou acuado. Nunca antes na história desse país o PT tinha ficado sem discurso, seja na oposição, seja no poder. Sobrou-lhe apenas a tese do golpe, mas é muito pouco, diante de tantos fatos escabrosos vindos à tona com a lava-jato e da magnitude da recessão que, combinada com a inflação crescente, atingiu em cheio a vida cotidiana da população.

A carapaça do PT ficou velha, perdeu viço. O petismo já não convence mais como símbolo de mudança, como porta-voz do bem comum. Para manter-se influente e ocupando espaços, precisa mudar de estrutura, de cara, de endereço, para preservar os métodos e, principalmente, o conteúdo, ainda tão sedutor e convincente nos meios jornalísticos, acadêmicos e “bem-pensantes” do país.

É um movimento de esquerda, sem dúvida, mas que não limita-se a esse espectro ideológico. Organismos e instituições de alegado cunho liberal, conservador, social-democrata e até mesmo “apolíticos” colaboram com o sucesso dessa empreitada de mudança. São pessoas e grupos que compartilham a predileção pelos mesmos métodos e que, mesmo dizendo-se adversários ideológicos do petismo, não hesitam em colaborar com o projeto de poder do partido, dentro e fora do governo. Lawrence Pih, Antonio Luiz Seabra, Guilherme Afif Domingos, Henrique Meirelles são apenas alguns exemplos de aliados petistas que dizem não comungar de sua ideologia.

É esse movimento de transição, nem muito discreto, nem muito sutil, que estamos presenciando hoje em dia. Sem perder de vista a desgraceira diária causada pelo governo vigente, é nesse processo que devemos prestar atenção para um futuro próximo. Ou ele é exposto e combatido desde o início, ou repetiremos, pioradamente, os mesmos erros, garantindo ao petismo, mesmo fora do PT, mais alguns anos no poder.

Loading...

25 comentários para “O Petismo Está Trocando de Pele

  1. Retina Democrática

    Uma foto perfeita do povo brasileiro com a resolução de 8.500.000 km quadrados de pixels corruptos!

    “Basicamente, porque boa parte dos brasileiros, embora não comungue do conteúdo petista, é useira e vezeira de seus métodos, a saber: oportunismo, carreirismo, fingimento, dissimulação, embromação, improviso, vitimização, pensamento e ação de curto prazo, ausência de visão estratégica e de mundo, pouca empatia com o próximo e o bem comum. ”

    O grupo Copy & Paste Corporation agradece para a Igreja Católica e para todas as seitas cristãs pelo desenvolvimento humano e social obtido na América Latrina e informa que :

    COMUNISTAS ESTÃO AUTOMATICAMENTE EXCOMUNGADOS E IRÃO PARA O INFERNO !
    PIO XII

    Responder
  2. Nathanie

    .
    Que esquerda azul o que! Isso mais uma mudança de pele socialista!.
    .
    Onde exise direita no Brasil? No PSDB? É preciso estar muito a serviço da manutenção do status quo pra dizer isso..
    .
    O que existe no Brasil e no mundo são duas esquerdas que só se diferenciam no método de implantar o socialismo, uma na marra e outra na manha..
    .
    O Brasil é um poço de mau caratismo na política por conta disso!
    .
    Taí mais um que milita pela mudança de pele socialista.. É um piadista mesmo!
    .
    Não existe um lugar no mundo, um, em que o socialismo da cor que vc quiser não tenha gerado fome, miséria e uma elite partidária socialista milionária que vai passar férias e investir seu dinheiro em país capitalista. Aliás não existe sistema econômico socialista, só existe o capitalista e o capitalista de estado, que existia até na união soviética, pois sem alguém produzindo de maneira capitalista não existe dinheiro pro governo chamar de seu!
    .
    O sistema capitalista nada mais é do que uma estratégia geopolítica de tomada e manutenção de poder! O resto é bla bla bla meu querido conterrâneo!!
    .
    Dizer que o compadre Palloci é um exemplo de esquerda azul é só confirmar isso!
    .
    HahHha é uma piada mesmo
    .
    Mas meu velho segue o seu caminho amarrado a seu discurso que o Brasil é terra fertil pra ele. Aqui com uma educação “patronada” por Paulo Freire tomou tudo e todos de assalto dizer que existe uma esquerda azul, utilizando ai da exemplos de países europeus que caminham para a total quebra de suas contas justamente pela incoerência econômica do movimento socialista, pega bem aqui e da certo!!
    .
    Mas ta tudo bem, vc vai sobreviver bem aqui, seu lugar ta garantido. Vc não tem nenhum gatilho formado pela consciência destes fatos ou a dissonância cognitiva gerada pelos diversos discursos e atitudes tipo dois pesos duas medidas das esquerdas arco íris no Brasil já quebraram qualquer possibilidade de vc sentir a incoerência do que fala. E agora simplesmente propaga…
    .
    fique tranquilo entendo perfeitamente o porque sua indignação comigo…
    .
    O movimento socialista vêm tendo um sucesso estrondoso justamente pela capacidade de ignorar seus resultados desastrosos onde quer que seja implementado, seja pela força (pt) seja pela manha (psdb) e seguir mudando de pele e discurso, garantindo a sobrevivência consigo mesmo engolindo estas constatações trazidas pela realidade.
    .
    O que vêmos hoje no Brasil (terra em que o discursos polulista socialista mais se desenvolveu por centenas de motivos que precisariam ser comentados em momento oportuno) e na América Latina é um estado extremamente avançado dessa implementação socialista, ainda longe na europa mas que por conta da educação de seu povo trouxe mais estragos.
    .
    O que se diz ser um movimento de direita aparecendo nada mais é do que o povo sozinho de saco cheio de tomar no brioco votando no menos socialista.
    .
    Sem a menor chance de vislumbrar mudanças!
    .
    Só em retardar mais ou menos a implantação da mesma coisa!
    .
    Alguém ja viu marina silva aceitar algo além do que ela quer exatamente? Nunca viu pois é só uma valvula de escape para o ataque frontal do PT à democracia, se feder demais ela é uma dentre diversos outros de diversas cores, se vc preferir, como o PSDB, por exemplo, para aliviar a carga da implantação do socialismo dando uma nova toada na implantação da mesma..
    .
    Na mesma linha temos o pdt com cores que vão do brizolista ao do agora neo pdtista Ciro Gomes, imaginem o cara disse que o petrolão é comandado pelo Michel Temer, é ou não simplesmente valvula de escape?
    .
    Conterrâneo, repare que o mais não socialista falará na implantação de um governo de centro direita.
    .
    Imagina que o impedimento no congresso de se implantar o socialismo bolivariano no Brasil é visto como um exemplo de reação de direita! Quer dizer não é a que a turma do “gente vamu mais devagar” (chamada pelo conterrâneo de esquerda azul) percebeu que na venezuela o socialismo foi implantado muito rapido e agora os caras sifu e resolveu segurar um pouco o processo. É que a direita reagiu. Pergunto: que direita? Sete gatos pingados? Quem segurou o bolivarianismo, por enquanto, foi a “esquerda azul” valvula de escape..
    .
    Toda a reação culminada em votos para não socialistas do PT vêm da insatisfação com a incapacidade de se viver dependendo do próprio trabalho e sustentando cada vez mais vagabundos pendurados no governo. Mas, no Brasil, jamais com a consciência de se estar votando em outro projeto de governo, alguns sim, claro, mas a enubriante maioria votou em Bolsonaros e etc. simplesmente pois a coisa escancarou de mais, agora a esquerda azul entra pra aplainar as coisas novamente.
    .
    Mas fique tranquilo, como disse anteriormente no Brasil vc pode ficar a vontade pois esse lance de esquerda azul (do Palocci hahahahhaa) da certo e tem audiência.
    .
    Se segura Brasil que a social democrata azul vêm aí!!
    .
    Socialismo democrata hahahaha esse ja não vê nem a incoerência nisso..
    .
    Tamu fundido mesmo
    .

    Responder
  3. Marcos TC

    Gente, na AL não existe esquerda democrática apesar do PSDB que é um saco de gatos. Os países que vocês mencionam tem o Welfare State, que levou muito tempo para chegar depois de muito sangue e com um povo que sofrido passou a se interessar pela politica.

    Responder
    • allure

      O PSDB é realmente um saco de gatos… Quase nenhum partido no Brasil é ideologicamente definido, todos são “big tents”.
      Mas eu acho o FHC um bom exemplo de esquerda democrática, e prova de que isso é possível. Similar à Tony Blair, Felipe González, Mario Monti…
      O que eu estou discutindo não é se concordo com eles ou não. Mas se eles são grupos políticos legítimos ou não. Eu quero discordar democraticamente do PSDB. Com o PT não tem essa porque eles tem a corrupção como método e a autocracia como finalidade.

      Responder
      • Nathanie

        .
        Allure vc não quer discutir nada o que vc quer é a manutenção do status quo.
        .
        Primeiro vc diz que espera que a “esquerda democrática” emigre do PT para partidos como PDT, PSB e outras valvulas de escape do movimento socialista, o que só garante a manutenção do status quo socialista como solução para um mundo sem pobreza, apesar de só entregar miséria e repressão (vide meus comentarios abaixo para perceber o quão idiota útil você é – sabe o que é um idiota útil?) e agora vc vem com essa de “O que eu estou discutindo não é se concordo com eles ou não. Mas se eles são grupos políticos legítimos ou não.”? Ahh meu velho que josta é essa!? Que não discussão é essa agora? Percebeu que sacaram que o que vc prega é a salvação do movimento? Porra se os partidos cumpriram os requisitos merrecas da constituição para existir então eles são legítimos!! E aí onde essa sua nova discussão nos leva?
        .
        Ahh vai procurar um Ciro Gomes pra chamar de seu!!
        .

        Responder
        • allure

          O único comentário seu que realmente merece uma resposta é “Que discussão é essa?” sobre o que é uma candidatura legítima. Você sequer entendeu o que está em discussão.

          Assim é que funciona uma democracia liberal, existe espaço pra todos grupos políticos que querem participar. PSB, PDT, Rede não vão pra lugar nenhum. O que você quer fazer com eles? Eu quero ganhar eleições.

          A alternativa à isso é uma só (e possivelmente é isso que você defende). Tornar certos grupos ilegais e acabar com eles na bala se reagirem. E isso tem um nome simples, ditadura.

          E não é isso o que eu defendo. Se você defende isso, não estamos do mesmo lado e jamais estaremos.

          Responder
          • Nathaniel

            .
            Alure vc é incapaz de contra argumentar, por isso parte para me desqualificar. E como um bom petralha a serviço da manutenção do status quo suas atitudes o denunciam.
            .
            Quando vc xinga um nazista de nazista ele não liga, só se importa com isso quem não é nazista. Como vc sabe que não apoio nenhuma ditadura como bom petralha vc me aponta como apoiador de ditadura.
            .
            Vc muda seus argumentos conforme eles vão sendo derrubados.. O que vc quer fazer com os partidos de suporte ao petralhismo é problema seu. O que eu estou discutindo juntamente com meus argumentos estão escritos em meus comentários, acima e abaixo deste e eles falam por sí. Qualquer um pode lê-los acima e abaixo deste comentario, onde eu desmonto ponto por ponto as baboseiras continuístas que vc não responde em sua resposta.
            .
            “O único comentário que merece resposta é esse”… Cara vc é um exemplo tão claro da patetice petralha que me deixa extremamente feliz por ter cruzado seu caminho e ter me dado a oportunidade de te expor, acho que vou copiar todos os comentários deste post e enviar por email para as pessoas verem um exemplo prático de como é fácil tirar a mascara de petralhas enrustidos e expor seus argumentos ao ridículo!
            .
            Obrigado!
            .
            Não adianta vc dar piti e se arvorar como o dono e diretor dos comentários. Eu comento o que quiser, enquanto o blog assim permitir, e se vc não gostar é problema seu. Vc não decide o que se esta discutindo aqui! Percebe? Praqueles que defendem o status quo esquerdopata no Brasil é difícil esse tipo de coisa, eu entendo…
            .
            Mas entendi porque a falta de argumento e revolta, A carapuça serviu né? E aí vc perdeu a capacidade de argumentar e partiu pro xingamento né?
            .
            Mas foi interessante perceber que vc concorda com o que eu argumentei visto que não contra argumentou!
            .
            Cara é tiro e queda esquerdopatas começam a tropeçar neles mesmo quando são confrontados com fatos. Eles simplesmente não conseguem manter a mascara pois o sangue deles ferve quando não conseguem contra argumentar!
            .
            São patéticos mesmo!
            .
            Até pensei em ignora-lo mas é importante desmascarar o discurso que procura manter o status quo esquerdopata no poder. Como bom esquerdopata vc é uma pessoa super caridosa, portanto por favor me perdoe por não deixar passar essa oportunidade de desmascarar mais um que procura manter tudo isso que ta aí.
            .
            Apenas para continuar o exemplo de como petralhas agem quando encurralados por argumentos que não conseguem contra argumentar, gostaria de expor aos amigos leitores algumas atitudes clássicas:
            – desqualificar que esta argumentando contra (utilizado pelo nosso exemplo aqui)
            – dizer que a discussão é outra, afinal não consegue contra argumentar (utilizado pelo nosso exemplo aqui)
            – se dizer “especialista” ou possuidor de currículo de “entendido” no assunto. Pergunta: vc não é sociologo da USP não né? Ou filosofo da USP? Ou economista da UNICAMP? (Esse nosso exemplo não se utilizou)
            – tirar frases ou até mesmo parte delas (a cara de pau destes caras não tem limites) do contexto e desvirtuar seu sentido para enganar (palavra chave do discurso dos sociopatas e psicopatas esquerdistas) que lê ou escuta. (utilizado pelo nosso exemplo aqui)
            .
            Vc tomou 3 atitudes clássicas de esquerdopatas encurralados por argumentos dentre 4!
            .
            Mais uma vez obrigado por se dispor a ser um exemplo tão ilustrativo.
            .
            Portanto, queridos leitores, fujam de qualquer abordagem destes partidos satélites do petralhismo e responsáveis pela manutenção do status quo esquerdopata!! Não caia na lábia adocicada deles, quando são expostos eles viram bicho, mas de qualquer forma eles são divertidos não são?
            .
            E não se esqueçam que cada vez mais esquerdistas que votam no PT ficarão sem saber o que fazer agora que seus discursos populistas foram pelo ralo e tentarão desconversar e criar “não assuntos” para se justificar, dirão que o PT não representa mais a esquerda e etc.. Mas se esse cara disser que agora apoia outro partido satélite ao PT, como PDT, PSB ou Rede, pode crer vc esta falando com um petralha fingido, neste caso desmascare-o sem dó. É divertido, percebem?
            .
            Mas em uma coisa concordo com vc!
            .
            Não estamos no mesmo lado nem jamais estaremos!
            .

            Responder
            • allure

              “O que vc quer fazer com os partidos de suporte ao petralhismo é problema seu.”

              Exceto que o meu post original é exatamente sobre isso. Como eu disse, você sequer entendeu o que está em discussão.

              Ainda espera que eu vá ler e responder além disso esses seus posts/chiliques. É uma perda de tempo.

              Responder
              • Nathaniel

                Não espero nada de petralhas!
                .
                Sua não questão é se os partidos de suporte a esquerda petralha são legítimos e eu já coloquei em todas as respostas que se eles seguiram as leis eleigorais então são legítimos.
                .
                Aí fui além, mostrei que questões como essa que discutem a legitimidade do que esta na lei são questões petralhas que se propõe a entortar a lei ao gosto do partido!! Vc é tão mané no mundo de faz de conta que criou para conviver com a falta de carater petralha que nem percebe que todos os comentários que escrevi estão aí para que os leitores vejam minhas respostas, onde se inclue a responsta para sua pergunta petralha!!
                .
                Vocês adorariam desligitimar partidos legítimos com discursos que vão além das leis que os aprovam! Para petralhas partidos que não comungam de seus ideais não devediam existir!! O contraditório da dor de cabeça a qualquer petralha, ele não consegue conviver com isso.
                .
                É claro que vc ignora isso! É um petralha pego de calça curta, é incapaz de contra argumentar pois não tem argumentos!!
                .
                OBrigado por se apresentar tão prontamente como exemplo de petralha tentando defender a manutenção do poder nas mãos petralhas!
                .
                Hahahah
                .
                Petralhs discutindo política são extremamente engraçados!!
                .
                Valeus!!
                .

                Responder
  4. Carlos Alberto Maciel Filho

    Pra existir legalidade na eleição, é preciso que toda pessoa que receber qualquer tipo de benefício do governo fosse suspenso o direito de voto! Assim acabaríamos com uma parte de legião de vagabundos desinteresados pelo país é com os burros que acreditam nas mentiras divulgadas por políticos. E acabar com as leis que protegem bandidos.

    Responder
  5. Rafael

    Apenas uma correção. Em Ribeirão Preto tem sim uma faculdade pública: A USP, inclusive, com a porcaria do curso de filosofia. Aqui existem cursos das três áreas de conhecimento: Humanas, exatas e biológicas.

    Responder
  6. allure

    Minha esperança é que a esquerda mais democrática – Rede, PSB, PV, PDT, etc ganhe votos do PT e esvazie o partido. Já estão até cooptando pra dentro deles a “ala azul” do petismo. Aí o PT fica restrito ao que sempre deveria ser – um partido marginal da esquerda autoritária como PSTU e PSOL, que não chega a 2 dígitos nas eleições.

    A esquerda não vai acabar ou algo do tipo. Alguém vai ocupar esse espaço e só me resta torcer pra que seja a esquerda democrática, uma sem compromisso com Castro-Chavismo, uma que não tenha projeto hegemônico ou pretensões autoritárias, que ao menos não roube e minta o tempo inteiro.

    PSOE e PS na Espanha e Itália passaram por essa transformação uns 30 anos atrás. Mas o PT é irreformável, o poder nunca vai sair das mão dos Leninistas, dos sindicalistas e do MST lá dentro. Aqui ele vai ter que ser derrotado por outras legendas.

    Eu posso não concordar em nada com Cristóvão Buarque, Marina, Eduardo Jorge, etc. Mas ao menos são políticos que eu vejo ganhando eleições e a se submetendo às outras instituições e normas democráticas e depois saindo sem drama.

    Responder
    • Nathanie

      .
      “só me resta torcer pra que seja a esquerda democrática, uma sem compromisso com Castro-Chavismo, uma que não tenha projeto hegemônico ou pretensões autoritárias, que ao menos não roube e minta o tempo inteiro”
      .
      .
      Hahahahahaha
      .
      Muito boa essa também!!
      .
      Gente esse cara é hilário!!
      .
      PSB, REDE, PDT, alternativas ao que esta aí !!! Quia quia quia quia!!
      .
      Esse cara é ótimo!!

      Responder
    • Nathanie

      .
      .
      Marina aceitando regras!! Muito boa!!
      .
      Saindo sem dramas!! Hahahahahahha
      .
      Gente tô chorando de tanto rir!!
      .
      E o cara nem nomeia o PSDB dentre os socialistas!! Para o cara o PSDB deve ser de direita!!
      .
      Gente esse cara é melhor que o Gregório Duvivie!!
      .
      É um piadista!! As vezes ele parece estar falando sério mas é um grande piadista!!
      .
      Esquerda sem
      Projeto
      Hegemônico!!
      .
      Quia quia quia quia!
      .

      Responder
      • allure

        Se você acha a possibilidade de uma esquerda sem projeto hegemônico um absurdo, recomendo que estude um pouco a política dos países desenvolvidos. Existe esquerda que compartilha poder na Europa dentre das regras democráticas por mais de 70 anos. Existe no partido Democrata, existe no Canadá, Austrália, Israel… Enfim, em qualquer democracia liberal desenvolvida.

        Sabe o que não existe em lugar nenhum? Só alternativas de direita pra voto (se é que não é claro que já ao usar o termo “direita” se invoca um sistema político em que a esquerda é seu antagonista necessário).

        Uma coisa é dizer que eu não concordo com as políticas que eles propõe e jamais votaria neles. Outra é dizer que eu não acho que eles tem sequer legitimidade pra concorrer. É uma diferença enorme.

        Mas fiquei curioso pra entender se além de risadas histéricas você propõe alguma coisa? O que se segue à sua visão de que nem Marina Silva, Edu Jorge, Cristóvão Buarque, etc segue as regras democráticas? Que nem mesmo eles tem legitimidade pra concorrer, é isso?

        Responder
        • Nathanie

          .
          Que esquerda azul o que! Isso mais uma mudança de pele socialista!.
          .
          Onde exise direita no Brasil? No PSDB? É preciso estar muito a serviço da manutenção do status quo pra dizer isso..
          .
          O que existe no Brasil e no mundo são duas esquerdas que só se diferenciam no método de implantar o socialismo, uma na marra e outra na manha..
          .
          O Brasil é um poço de mau caratismo na política por conta disso!
          .
          Taí mais um que milita pela mudança de pele socialista.. É um piadista mesmo!
          .
          Não existe um lugar no mundo, um, em que o socialismo da cor que vc quiser não tenha gerado fome, miséria e uma elite partidária socialista milionária que vai passar férias e investir seu dinheiro em país capitalista. Aliás não existe sistema econômico socialista, só existe o capitalista e o capitalista de estado, que existia até na união soviética, pois sem alguém produzindo de maneira capitalista não existe dinheiro pro governo chamar de seu!
          .
          O sistema capitalista nada mais é do que uma estratégia geopolítica de tomada e manutenção de poder! O resto é bla bla bla meu querido conterrâneo!!
          .
          Dizer que o compadre Palloci é um exemplo de esquerda azul é só confirmar isso!
          .
          HahHha é uma piada mesmo
          .
          Mas meu velho segue o seu caminho amarrado a seu discurso que o Brasil é terra fertil pra ele. Aqui com uma educação “patronada” por Paulo Freire tomou tudo e todos de assalto dizer que existe uma esquerda azul, utilizando ai da exemplos de países europeus que caminham para a total quebra de suas contas justamente pela incoerência econômica do movimento socialista, pega bem aqui e da certo!!
          .
          Mas ta tudo bem, vc vai sobreviver bem aqui, seu lugar ta garantido. Vc não tem nenhum gatilho formado pela consciência destes fatos ou a dissonância cognitiva gerada pelos diversos discursos e atitudes tipo dois pesos duas medidas das esquerdas arco íris no Brasil já quebraram qualquer possibilidade de vc sentir a incoerência do que fala. E agora simplesmente propaga…
          .
          fique tranquilo entendo perfeitamente o porque sua indignação comigo…
          .
          O movimento socialista vêm tendo um sucesso estrondoso justamente pela capacidade de ignorar seus resultados desastrosos onde quer que seja implementado, seja pela força (pt) seja pela manha (psdb) e seguir mudando de pele e discurso, garantindo a sobrevivência consigo mesmo engolindo estas constatações trazidas pela realidade.
          .
          O que vêmos hoje no Brasil (terra em que o discursos polulista socialista mais se desenvolveu por centenas de motivos que precisariam ser comentados em momento oportuno) e na América Latina é um estado extremamente avançado dessa implementação socialista, ainda longe na europa mas que por conta da educação de seu povo trouxe mais estragos.
          .
          O que se diz ser um movimento de direita aparecendo nada mais é do que o povo sozinho de saco cheio de tomar no brioco votando no menos socialista.
          .
          Sem a menor chance de vislumbrar mudanças!
          .
          Só em retardar mais ou menos a implantação da mesma coisa!
          .
          Alguém ja viu marina silva aceitar algo além do que ela quer exatamente? Nunca viu pois é só uma valvula de escape para o ataque frontal do PT à democracia, se feder demais ela é uma dentre diversos outros de diversas cores, se vc preferir, como o PSDB, por exemplo, para aliviar a carga da implantação do socialismo dando uma nova toada na implantação da mesma..
          .
          Na mesma linha temos o pdt com cores que vão do brizolista ao do agora neo pdtista Ciro Gomes, imaginem o cara disse que o petrolão é comandado pelo Michel Temer, é ou não simplesmente valvula de escape?
          .
          Conterrâneo, repare que o mais não socialista falará na implantação de um governo de centro direita.
          .
          Imagina que o impedimento no congresso de se implantar o socialismo bolivariano no Brasil é visto como um exemplo de reação de direita! Quer dizer não é a que a turma do “gente vamu mais devagar” (chamada pelo conterrâneo de esquerda azul) percebeu que na venezuela o socialismo foi implantado muito rapido e agora os caras sifu e resolveu segurar um pouco o processo. É que a direita reagiu. Pergunto: que direita? Sete gatos pingados? Quem segurou o bolivarianismo, por enquanto, foi a “esquerda azul” valvula de escape..
          .
          Toda a reação culminada em votos para não socialistas do PT vêm da insatisfação com a incapacidade de se viver dependendo do próprio trabalho e sustentando cada vez mais vagabundos pendurados no governo. Mas, no Brasil, jamais com a consciência de se estar votando em outro projeto de governo, alguns sim, claro, mas a enubriante maioria votou em Bolsonaros e etc. simplesmente pois a coisa escancarou de mais, agora a esquerda azul entra pra aplainar as coisas novamente.
          .
          Mas fique tranquilo, como disse anteriormente no Brasil vc pode ficar a vontade pois esse lance de esquerda azul (do Palocci hahahahhaa) da certo e tem audiência.
          .
          Se segura Brasil que a social democrata azul vêm aí!!
          .
          Socialismo democrata hahahaha esse ja não vê nem a incoerência nisso..
          .
          Tamu fundido mesmo
          .

          Responder
          • Nathanie

            .
            Podem reparar os manés socialistas começarão a negar o Marxismo, começarão a dizer que isso é passado, que foi um socialismo “errado”, e porraí vai..
            .
            Como o projeto de poder socialista vive do permanente discurso de acabar com tudo isso que ta aí pelo bem do pobre e desafortunado e eles só entregam miséria, repressão, censura e uma elite do partido podre de rica, eles tem que falar que o que foi implantado não era o socialismo “de verdade” que o “de verdade” é um novo que eles tiram da cartola.
            .
            Aí vão criando nomes e mais nomes, se apoiando em discursos com palavras empoladas para justificar o “socialismo de verdade” que estão apoiando agora.
            .
            Alguns rifam o socialista dono da caneta no momento da revolta justamente falando que ele disvirtuou a mensagem socialista, repare que estes jamais largarão o osso do governo que estão dizenso ter desvirtuado o ideal socialista. E não o fazem justamente porque o objetivo é ser poder da hora (PT) e também a opção ao poder da hora (PT, PDT, PSDB, PV, PSB), percebam que o PT esta nos dois grupos, o que só ocorre no Brasil por conta do enorme poder que conseguiu concentrar.
            .
            vão começar a dizer que esse socialismo marxista migrou para a direita, porque afinal de conta se é ruim é porque é de direita..
            .
            Enfim os arautos da manutenção do status quo farão de tudo para mostrar que o PT desvirtuo o socialismo “verdadeiro” ou algo parecido, abrindo as portas para que os “do bem” migrem para partidos “socialistas do bem”. E aí pronto, queimam alguns mais proeminentes do “socialismo desvirtuado” ou “antigo” e salvam o movimento constante e permanente de manutenção de poder socialista.
            .
            Simples assim..
            .
            Reparem…
            .
            .

            Responder
    • Edivar

      Concordo plenamente contigo Allure, e acrescento mais: O problema do Brasileiro médio é achar que “socialismo” existe somente na forma “marxista”… e ignoram (por não terem conhecimento politico) que existe massivamente no Brasil a social democracia, esta sim mais adequada aos tempos atuais e, pelo que entendi, é exatamente está que você cita como a “ala do petismo azul” (eu mesmo prefiro algo ainda mais a direita no espectro politico mas sabemos bem que no Brasil não ha partidos realmente de direita… Quem sabe o partido Novo?)… Bom, o PT que historicamente defendeu a bandeira do “socialismo marxista” foi “empurrado para a direita” no espectro politico justamente porque o “projeto marxista” já morreu a muito tempo… Isto se deu porque perceberam que, para se perpetuar no poder, não poderiam utilizar uma “ideologia morta”… Porem, mesmo com essa mudança sobraram ali as “viúvas do petismo-marxista-sonhador” e é justamente esses que morrerão no naufrágio do PT, a não ser que os mesmos “corram” para PCO, PCB, PCdoB, PSTU e PSOL… De resto não sobrará lugar para os mesmos reservando-se somente essa “ilha politica” que, se Deus quiser, NUNCA MAIS terá poder político no Brasil. Já a “ala do petismo azul” realmente tem a tendencia de “migrar” para partidos como o PDT, PSB, Rede e PV… Esta sim, muito mais próxima a outra ala de “esquerda azul” como PSDB, DEM entre outras que REPITO, não são realmente de direita mas digamos “azuladas” no espectro politico… Vejo um Brasil ligeiramente a “direita” nas próximas eleições, mesmo que ainda assim, dentro do “lado esquerdo” do espectro politico, mas ABSURDAMENTE melhor do que o que vemos hoje…

      Responder
      • allure

        Edivar,
        Um bom exemplo de “PT azul” o Penso Estranho dá nesse texto – o Pallocci. Parte do PT não tem ligação com MST e CUT e o marxismo histórico. É uma esquerda meio genérica, tendendo mais ao centro.

        E não por coincidência, muito dessa ala azul foi deixando o partido durante os anos (Hélio Bicudo, Marina, Cristóvão, etc), não foi a ala + radical (exceto o PSOL).
        Isso é significativo, além do fato de que a “turma da Dilma” (a mudança no governo dela que o Penso expõe no texto) seja em parte da “democracia socialista” gaúcha, que é uma ala trotskista do partido (por ex. aquela figura abjeta do Miguel Rossetto e Arno Augistin, o mentor das pedaladas fiscais – já foram responsáveis pelo catastrófico governo Olívio Dutra no RS e sequer deveriam chegar perto de um governo sério).

        Eu diria que as últimas eleições já tiveram um eixo relativamente mais de direita do que as anteriores. E concordo, será ainda mais na próxima. Aécio (e o PSDB mineiro) é um grupo diferente do PSDB paulista uspiano, e por isso ele encarou a Dilma ao contrário de Serra e Alckmin. Pastor Everaldo foi talvez a candidatura mais definitivamente de direita que tivemos (privatizações e discurso pró-família)… Que foi bem ruim é outro assunto.

        O papo de “congresso mais conservador desde 1964” é histeria, mas que ele é mais conservador que os anteriores também é fato. Derrotaram várias das pautas bolivarianas do PT, dos conselhos sociais até controle da mídia. E teve votações impensáveis 15 anos atrás como a redução da maioridade penal (e em breve, vai entrar na pauta o projeto contra o estatuto do desarmamento).

        Uma coisa pra gente perceber disso é que já existe, e não é pouco, um voto conservador e também liberal no Brasil. Entre os deputados campeões de votos estão Bolsonaro, Feliciano, Delegado Waldir, Heinze, Onyx (fora os candidatos oficiais das igrejas evangélicas)… Gostemos deles ou não. Mas são projetos pessoais isolados em diferentes partidos. Muitos desses votos, via bancada e coeficiente eleitoral acabam servindo de alguma forma ao PT, o que é triste.

        O que falta no Brasil é um projeto orgânico de direita, com identidade clara, que vá das bases passando por uma estrutura partidária até uma candidatura presidencial de centro direita (e isso passa por um acerto entre liberais e conservadores).

        Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *