Política e Instituições no Brasil, por Gastão Reis

No dia 16 de novembro de 2017, Gastão Reis Rodrigues Pereira deu a palestra Política e Instituições no Brasil, na Paróquia Santa Generosa.

Gastão faz uma comparação entre a institucionalidade política criada pela Constituição de 1824 e o quadro conflituoso resultante de todas as constituições republicanas. Analisa a lógica e a finalidade do Poder Moderador e seu papel de solução rápida e institucional de impasses. Em oposição a isso, a República exacerbou os conflitos e se caracterizou por sucessivas rupturas institucionais.

Ele ressalta que o Brasil é o único país da América Latina a ter tido uma longa e bem-sucedida experiência parlamentarista. Citando Karl Popper, diz que o que importa mesmo é que os maus governos durem pouco. Lembra que, nas monarquias, o Chefe de Estado não fica submetido a pressões de grupos políticos ou econômicos.

Gastão Reis é empresário e economista. Foi professor do Departamento de Economia da PUC-Rio. Escreve artigos para o Jornal do Brasil, O Globo, O Estado de São Paulo, Diário de Petrópolis e Tribuna de Petrópolis. É autor de A Falência da Res Publica e Revele-se Empreendedor: os segredos de quem faz acontecer.

Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *