Uma comparação entre três ex-presidentes: Lula, FHC e George W. Bush

Após muitos anos distante dos holofotes, o ex-presidente norte-americano George W. Bush tem feito uma maratona de divulgação em TVs, jornais e rádio de seu novo livro, “Portraits of Courage:  A Commander in Chief’s Tribute to America’s Warriors“. O livro tem retratos e um resumo da história de soldados dos EUA que foram às guerras do tempo de governo de Bush e serve para destacar as nobres atividades às quais o ex-presidente tem se dedicado desde sua saída da presidência.

A súbita reaparição de Bush deve ter curta duração e é de se esperar que, em breve, ele novamente suma. Ainda assim, ela mostra como é possível para pessoas que viveram no meio da política a vida inteira, terem atitudes nobres e saírem deste mundo vicioso. Comparar as atividades pós-mandato de Bush aos ex-presidentes brasileiros é algo que aumenta ainda mais o nojo e desprezo que devemos sentir de nossos políticos. Em resumo, segue abaixo a vida pós-presidência de Bush, Lula e FHC.

PRINCIPAIS ATIVIDADES APÓS MANDATO

  • BUSH: Passou a visitar centros de recuperação de feridos em guerra. Entrou em contato com muitos deles e participa de vários eventos com veteranos. Dessa proximidade nasceu o livro lançado agora, “Portraits of Courage”(Retratos da Coragem), com suas pinturas feitas sobre esses soldados feridos em guerra. Seu Facebook é repleto de postagens em que Bush está ao lado de veteranos em caminhadas, pedaladas, palestras e levantamento de fundos.
  • LULA: Todo tipo de politicagem partidária, da negociação de doações com empresários agora investigados à indicação de diretores que desviam dinheiro para o partido. Tem atacado a Justiça, especialmente após virar réu. Corre risco de ser preso.
  • FHC: Todo tipo de politicagem partidária, limitada pelo fato de seu partido estar fora da presidência. Impopular entre pessoas comuns, arranca elogios da imprensa militante por pedir a liberação de todas as drogas. Nunca fez um depoimento sobre as condições de trabalho de policiais, que combatem traficantes. Tem tentado ganhar apoio da esquerda após a queda do PT, puxando o saco de comunistas e financiando sites de militância disfarçada como “Quebrando o Tabu”.

POLÍTICA

  • BUSH: Apareceu apenas uma vez em evento da pré-candidatura do irmão à presidência. Não opinou sobre nenhuma política adotada pelos seus sucessores.
  • LULA: Escolhia ministros de Dilma, escolhia candidatos do PT como Haddad, apontava secretários para a prefeitura de São Paulo, escolhia dirigentes de estatais envolvidos em corrupção, faz comícios para se promover, se reunia com o marqueteiro do PT que hoje está preso, se reunia com tesoureiros do PT que agora estão presos, participou ativamente de campanhas do PT que foram abastecidas por dinheiro roubado.
  • FHC: Escolhe candidatos do PSDB, perdeu disputa no partido para escolha do candidato do PSDB em São Paulo (queria Matarazzo como candidato), escreve artigos contra ações de todos os presidentes que vieram depois, participa de atos de campanha de tucanos que agora estão sob investigação, negocia votos em eleições internas do partido.

CRIMINALIDADE

  • BUSH: Não participou de nenhuma negociata e não foi envolvido em nenhum escândalo de corrupção.
  • LULA: É réu em cinco processos e é investigado em ao menos mais outros dois inquéritos. Defende diversos presidiários de seu partido. É acusado de usar sua esposa e filhos em atos de lavagem de dinheiro roubado de contratos públicos. Um Instituto sob seu nome foi construído com dinheiro de propina.
  • FHC: Testemunha de defesa em um dos processos contra Lula por ele mesmo ter também se servido de dinheiro de empreiteiras. Passou a minimizar o uso de dinheiro roubado em campanhas políticas. Se reuniu com Marcelo Odebrecht poucos dias antes do empreiteiro ser preso.

 

 

Revisado por Maíra Pires @mairamacpires

Loading...

Um comentário para “Uma comparação entre três ex-presidentes: Lula, FHC e George W. Bush

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *