Quem diria: delação de Delcídio sobre Aécio pode envolver negociação para salvar Lula

Já está devidamente registrado e noticiado que durante o Mensalão:

– A alta plumagem tucana no Congresso negociou para excluir Lulinha da CPI;
– FHC atuou pessoalmente para salvar Lula;
– A oposição atuou dividida durante esses acordos espúrios;
– Aécio Neves atuou para salvar Lula.

Relembre o que disse Ciro Gomes, em 2010, para o jornal Valor. Grifos nossos:

Valor: E por que a situação com Aécio poderia ser diferente?
Ciro
: Vou fazer uma justiça a Aécio. Quando a CPI dos Correios começou a arquitetar o golpe contra o presidente Lula, o Aécio teve um envolvimento estratégico. No meio da crise, eu, Dilma, Márcio Thomaz Bastos [então ministro da Justiça] e Jaques Wagner [então ministro das Relações Institucionais] nos reuníamos diariamente às 7h para definir uma estratégia que era “Infantaria e Diplomacia” – eu dei o nome. Nós iríamos fazer o diálogo, a diplomacia. Fizemos uma lista daqueles nomes importantes da República e escalamos quem falaria com cada um. Bastos e [Antonio] Palocci ficaram escalados para conversar com o Fernando Henrique e com o Serra, e eu, com Geraldo Alckmin, Aécio Neves, Fernando Gabeira [PV-RJ], José Carlos Aleluia [DEM-BA] – esta era a estratégia de diplomacia. E como infantaria, nós estimulamos um movimento para ocupar as ruas. O trabalho da diplomacia era dizer: “Daqui para trás: nós estamos vendo um componente golpista nisto, o presidente da República não será alcançado e nós não vamos tolerar isso”. Acabamos fazendo a manifestação na rua, só para mostrar que não estávamos blefando. O Aécio entendeu. Passou não só a concordar, mas a agir para desarmar a bomba. Muitas vezes ele mandou um avião para me buscar em Brasília às 9h da manhã, mandava o avião para pegar fulano, ciclano e beltrano da CPI e íamos para o hangar lá em Belo Horizonte. Lá brigávamos muito, mas chegávamos a acordos avalizados pelo Aécio. Ele nos ajudou a salvar o mandato do Lula. Invoco o testemunho de Gustavo Fruet [PSDB-PR] e Eduardo Paes [na época, PSDB-RJ]. O Aécio nos ajudou a desmontar a indústria da infâmia movida a partir do PSDB de São Paulo.”

Perguntar não ofende: quem pagou o avião usado nas articulações para salvar Lula?

Também não é segredo para ninguém que Aécio Neves nunca se opôs ao projeto lulopetista e, a partir de 2014, todo eleitor teve que tomar um ENGOV antes de votar para tirar Dilma do poder.

Nós assistimos nesse processo alguns atores políticos, dirigentes de partidos nacionais, em especial do PT, demonstrando claramente que preferem a manutenção desse maniqueísmo que coloca em um extremo do espectro político o PSDB e no outro o PT, numa disputa exclusivamente pelo poderAécio Neves ao articular a união entre PSDB e PT em Belo Horizonte.

Clique na imagem abaixo e não deixe de ler também a matéria de Época:

Aécio trabalhando pelo sonho de FHC: a união entre PT e PSDB contra as outras forças políticas do Brasil

Aécio trabalhando pelo sonho de FHC: a união entre PT e PSDB contra as outras forças políticas do Brasil

Agora, a Folha traz novas revelações sobre a delação de Delcídio, que aos poucos, tem seu conteúdo exposto na imprensa. Confira:

“O senador Delcídio do Amaral já revelou a interlocutores que pode dar detalhes à Justiça sobre negociações feitas entre ele e o tucano Aécio Neves na CPI dos Correios, em 2006, que investigou o mensalão. Na ocasião, o PSDB de Minas Gerais entrou no foco porque tinha adotado esquema semelhante para financiar campanhas eleitorais.

OUTRO LUGAR
“Aécio Neves nunca tratou de assuntos relacionados à CPI dos Correios com o senador Delcídio do Amaral e nem sequer estava no Congresso Nacional na época”, afirma a assessoria do senador, que era governador de Minas Gerais no período.”

Quem diria que o senador Aécio Neves entraria nas delações justamente por ter ajudado a salvar Lula?

 

Leia também a matéria de Folha sobre o acordo entre PT e PSDB

Leia também a matéria da Folha sobre o acordo entre PT e PSDB

É Aécio… o eleitor de oposição nunca esquece por quem foi traído.

Reportagem da Folha

Reportagem da Folha

 

Um comentário para “Quem diria: delação de Delcídio sobre Aécio pode envolver negociação para salvar Lula

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *