Procuradores da Lava Jato soltam nota rebatendo choradeira petista

Procuradores reagem ao séquito do ex-presidente Lula com nota duríssima, defendem ação da Operação Aletheia e dizem que reclamações de petistas são “cortina de fumaça” para evitar explicação dos fatos investigados.

Os procuradores ainda lembraram que já houve durante da Lava Jato 116 mandados de condução coercitiva  sem  manifestações contra seu uso. Por que com Lula seria diferente? Ninguém está acima da lei.

“A ÍNTEGRA DA NOTA

Nota de esclarecimento da força-tarefa Lava Jato do MPF em Curitiba

Após a deflagração da 24ª fase da Operação Lava Jato na última quinta-feira, dia 3 de março de 2016, instalou-se falsa controvérsia sobre a natureza e circunstâncias da condução coercitiva do senhor Luiz Inácio Lula da Silva, motivo pelo qual a força-tarefa da Procuradoria da República em Curitiba vêm esclarecer:

1. Houve, no âmbito das 24 fases da operação Lava Jato (desde, portanto, março de 2014), cerca de 117 mandados de condução coercitiva determinados pelo Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba.

2. Apenas nesta última fase e em relação a apenas uma das conduções coercitivas determinadas, a do senhor Luiz Inácio Lula da Silva, houve a manifestação de algumas opiniões contrárias à legalidade e constitucionalidade dessa medida, bem como de sua conveniência e oportunidade.

3. Considerando que em outros 116 mandados de condução coercitiva não houve tal clamor, conclui-se que esses críticos insurgem-se não contra o instituto da condução coercitiva em si, mas sim pela condução coercitiva de um ex-presidente da República.

4. Assim, apesar de todo respeito que o senhor Luiz Inácio Lula da Silva merece, esse respeito é-lhe devido na exata medida do respeito que se deve a qualquer outro cidadão brasileiro, pois hoje não é ele titular de nenhuma prerrogativa que o torne imune a ser investigado na operação Lava Jato.

5. No que tange à suposta crítica doutrinária, o instituto da condução coercitiva baseia-se na lei processual penal (cf. Código de Processo Penal, arts. 218, 201, 260 e 278 respectivamente e especialmente o poder geral de cautela do magistrado) e sua prática tem sido endossada pelos tribunais pátrios.

6. Nesse sentido, a própria Suprema Corte brasileira já reconheceu a regularidade da condução coercitiva em investigações policiais (HC 107644) e tem entendido que é obrigatório o comparecimento de testemunhas e investigados perante Comissões Parlamentares de Inquérito, uma vez garantido o seu direito ao silêncio (HC 96.981).

7. Trata-se de medida cautelar muito menos gravosa que a prisão temporária e visa atender diversas finalidades úteis para a investigação, como garantir a segurança do investigado e da sociedade, evitar a dissipação de provas ou o tumulto na sua colheita, além de propiciar uma oportunidade segura para um possível depoimento, dentre outras.

8. Superada essas questões, há que se afirmar a necessidade e conveniência da medida.

9. É notório que, desde o início deste ano, houve incremento na polarização política que vive o país, com indicativos de que grupos organizados, com tendências políticas diversas, articulavam manifestações em favor de seu viés ideológico, especialmente se alguma medida jurídica fosse tomada contra o senhor Luiz Inácio Lula da Silva.

10. Esse fato tornou-se evidente durante o episódio da intimação do senhor Luiz Inácio Lula da Silva para ser ouvido pelo Ministério Público de São Paulo em investigação sobre desvios ocorridos na Bancoop.

11. Após ser intimado e ter tentado diversas medidas para protelar esse depoimento, incluindo inclusive um habeas corpus perante o TJSP, o senhor Luiz Inácio Lula da Silva manifestou sua recusa em comparecer.

12. Nesse mesmo HC, o senhor Luiz Inácio Lula da Silva informa que o agendamento da oitiva do ex-presidente poderia gerar um “grande risco de manifestações e confrontos”.

13. Assim, para a segurança pública, para a segurança das próprias equipes de agentes públicos e, especialmente, para a segurança do próprio senhor Luiz Inácio Lula da Silva, além da necessidade de serem realizadas as oitivas simultaneamente, a fim de evitar a coordenação de versões, é que foi determinada sua condução coercitiva.

14. Nesse sentir, apesar de lamentarmos os incidentes ocorridos, poucos, felizmente, mas que, por si só, confirmam a necessidade da cautela, há que se consignar o sucesso da 24ª fase, não só pela quantidade de documentos apreendidos, mas também por, em menos de cinco horas, realizar com a segurança possível todos os seus objetivos.

15. Por fim, tal discussão nada mais é que uma cortina de fumaça sobre os fatos investigados.

16. É preciso, isto sim, que sejam investigados os fatos indicativos de enriquecimento do senhor Luiz Inácio Lula da Silva, por despesas pessoais e vantagens patrimoniais de grande vulto pagas pelas mesmas empreiteiras que foram beneficiadas com o esquema de formação de cartel e corrupção na Petrobras, durante os governos presididos por ele e por seu partido, conforme provas exaustivamente indicadas na representação do Ministério Público Federal.

17. O Ministério Público Federal reafirma seu compromisso com a democracia e com a República, princípios orientadores de sua atuação institucional.”

Leia também:

 

Associação Nacional dos Procuradores da República solta nota de repudio a Lula e defende Operação Aletheia

Associação dos Juízes Federais do Brasil defende legalidade de ação contra Lula

Associação dos Magistrados Brasileiros defende constitucionalidade de ação contra Lula

Juiz Sergio Moro solta nota defendendo ação da PF e do MPF na Operação Alethea

Loading...

60 comentários para “Procuradores da Lava Jato soltam nota rebatendo choradeira petista

  1. Neide Tinoco

    Brasil e seu futuro glorioso que a grande maioria dos brasileiros desejam, estah nas mãos do brasileiro do século MM Sergio Moro e sua competente equipe que fazem a Operação Lava Jato.Contem com nosso respeito e admiração mas principalmente com nosso apoio irrestrito e incondicional! Neide Tinoco

    Responder
  2. marcos caldas

    As evidências e provas se acumulam, tomara que o epílogo, ao menos em termos do processo atual, não demore, pois o país está sangrando de forma abundante por conta dessa “caradurice” corrupta dos principais envolvidos. Precisamos passar a limpo a nação, para que a economia volte a crescer, a inflação volte ao controle e a credibilidade (ao menos alguma) retorne para que pais e mães recuperem empregos e filhos e filhas recuperem as esperanças, mantidas vivas hoje apenas por esses homens sérios que fazem parte do arcabouço de justiça do país.

    Responder
  3. marcos boscolo

    A Policia Federal está de parabéns.
    Continuem com esse trabalho e coloquem na cadeia toda essa quadrilha de ladrões.
    Logo vão pegar o resto da família.

    Responder
  4. Eliana Cicarelli - Sao Paulo

    O Juiz Sergio Moro e sua equipe, além do Ministério Publico, necessitam de apoio da sociedade para continuar com seu trabalho.
    E importante nossa presença no ato apartidário e pacífico convocado para o dia 13/03.
    Vamos substituir a discussão pela Ação !!!

    Responder
  5. Davi

    Parabéns ao Juiz Sergio Moro, aos Procuradores Federais e a PF. Vamos nos unir a favor do Brasil e vamos começar o tratamento desse cancêr: chamado Corrupção.

    Responder
  6. Vitor Renato Lang

    OS “INTOCÁVEIS”

    Deus, a suprema bondade
    Fez do barro a vida humana
    Mas alguns, por vaidade,
    Se julgam de porcelana

    Parabéns à Justiça, ao MP, à PF, …. e a cada brasileiro que espera ver resgatada a honra de nossa Pátria amada, verde e amarela !!!

    Responder
  7. jose pinho

    Parabens aos procuradores e ao juiz Sérgio Moro.
    Falta chamar oara depor os filhos fo Sr LULA, POIS O ENRIQUECIMENTO FOS MESMOS E FORA FO NORMAL.

    Responder
  8. Cláudia

    Investigar? Sempre e todos!
    Punir? Aqueles que comprovadamente forem culpados!
    Só não entendo como o conteúdo das delações e os depoimentos podem cair instantaneamente na mídia. No dia anterior à condução coercitiva do Lula, os helicópteros das redes de TV já sobrevoavam a casa dele, alguém da polícia está passando informações, sabe-se lá a troco de quê.
    Isso leva a um julgamento prévio e condenação adentecipada das pessoas, tipo caça às bruxas. Perigoso.

    Responder
  9. Luiz Carlos Miranda

    Parabéns!… A todos os senhores e senhoras, de bem do nosso Brasil! Pessoas dignas de nosso respeito, apoio e admiração. Temos de fato passar o Brasil a limpo! “Brasil bom é Brasil sem Corrupção!!!”.

    Responder
  10. NINI fERRAZ

    Bem que vocês da policia Federal, grande orgulho do nosso país…gostaria de que o juiz dr. Sergio Moro, fizesse o luladrão devolver todo o dinheiro suado dos brasileiros, que ele roubou descaradamente da Petrobrás. DEUS estará no comando de toda POLICIA FEDERAL.

    Responder
  11. Rosangela

    Desculpem me os procuradores, se tal declaracao for verdadeiro, o que creio nao ser.Eu como jurista e nao sendo qualquer partidaria politica e sim a bem do direito, digo lhes que tal declaracao deixa muito insensato o que foi chamado de conducao coercitiva..Pois nao se diante do direito a conducao coercitiva se daria quando por mais de uma vez..intimado o reu para depor e em seguranca pode a justica fazer uso da medida. O que pelo que se saiba nao houve qualquer intimacao do juizo restando tal providencia antecipadissima. Creio que a medida tomada de tall forma so inflou mais a crise partidaria, e politica no nosso pais gerando ainda mais tumultos e agressoes. SOMENTE NO SENTIDO DE APAZIGUAR OS ANIMOS PEÇO A ESTE POVO MARAVILHOSO QUE NAO SE ALTEREM. VAMOS DEIXAR A JUSTICA FALAR. NAO USEM AS PROPRIAS MAOS. OBRIGADA.

    Responder
    • Newton

      Existe o chamado poder geral de cautela do magistrado, que confere ao juiz o poder de impetrar o mandado de condução coercitiva, tendo como fundamento a tutela da prova, ou seja, proteção para que não haja a destruição desta.

      Não é a primeira vez que esse instituto jurídico é utilizado;

      Responder
    • Cezar Dias

      Vc não pode ser Jurista com um texto imperfeito, beirando ao analfabetismo funcional. Não falo sobre a falta de acentos, vírgulas, concordâncias… Falo sobre a desatualização jurídica demonstrada sobre a jurisprudência atual referente a esse tema. Apesar de reconhecer a boa intenção do conteúdo escrito.

      Responder
    • Lineu F. Scorsin

      Rosangela! Você se diz jurista e não partidária ou militante.Mas quando você se propõem, a uma causa já conhecendo seus antecedentes, no caso Lula, o qual foi convocado por duas vezes, e a trama, inclusive aranhando as leis e o tramite legal, foi burlado. No caso em curso, da Lava jato. Esta na sua vigésima quarta, parte, Creio que a prisão já estaria bem embasada. E o chove e não molha da guera civil, se tiver que acontecer, a sera. Sem chorumelas. As leis no Brasil, só são aplicadas, quando as convém. o que não é o caso. Todo o mundo sabe” literalmente o mundo” o que esta acontecendo. Acho até que o Jovem e ótimo Jurista Sergio Moro esta agindo com cautela de sobra. E , em suas parcimônias, fala em povo, povo este que já vem a seculos, achatados em conhecimentos, para ser manipulado em sua maioria! O que não os torna em suas palavras MARAVILHOSOS. E não entre em contradição em DEIXAR A JUSTIÇA FALAR. OBS: Não sou Advogado, e nem gostaria de ser. Sou pelas Ciências Exatas.

      Responder
  12. Elisete terezinha da Costa

    PARABÉNS JUIZ SÉRGIO MORO PARABÉNS PELO SEU RELEVANTE TRABALHO PARA O POVO BRASILEIRO QUÊ ESTÁ ANGUSTIADO E TRISTE POR NOSSO BRASIL ESTÁ SENDO DESTRUIDO POR ESSES POLÍTICOS QUÊ SÓ TIRAM PROVEITO PARA ELES E SUAS FAMILIAS > QUEREMOS SÓ ISTO QUÊ VOCÊS ESTANDO FAZENDO PARA NÓS SOMENTE JUSTIÇA OBRIGADA < E CONTE COM A MAIORIA ESTAMOS COM O SENHOR E SUA BRILHANTE EQUIPE .

    Responder
  13. Benedito Sergio leitão

    Faço meu os diversos comentarios a favor de de uma justiça q realmente funcione neste Pais .e puna esta bandalheira instalada por este partido. Vamos pra frente……………

    Responder
  14. Neusa

    ta de Parabéns o Juiz Sergio Moro, mas só nao entendo pq diante a tanta provas soltaram esse elemento , e depois ainda vai debochar do Juiz Sergio Moro, e mais ele esta insitando o MST a Cut e o sindicato para uma guerra contra o povo merecemos as força armada nas ruas e prender os lideres dessa ação de vandalos e crimonisos.

    Responder
  15. Heidrun Jessen

    A ação da Polícia Federal foi de extrema competência e eu me parabenizo com todos os integrantes pela sua conduta correta e dentro da lei. E é verdade, o snr.Luis Inácio Lula da Silva nada mais é do que um cidadão comum como todos nós, tendo que responder pelos crimes dos quais está sendo acusado.
    É muito gratificante ver o procedimento da Polícia Federal e nos deixa tranquilos quanto a honestidade deles, nem tudo está perdido…

    Responder
  16. Jogilmar Medeiros

    Que prevaleça a verdade em detrimento a mentira, a calúnia, ao enriquecimento ilícito, a bandidagem, as quadrilhas que se instalaram no poder e usam em benefício próprio o patrimônio público abusando da confiança que o povo brasileiro depositou erroneamente em políticos falsos.

    Responder
  17. Ricardo Thibes cardoso

    Meus parabéns . Todavia a prisão deveria ser por mais tempo. Com duas horas o Sr. Lula soltou o verbo contra todos . Abaixou o nível. Dando de inocente. O Dr. Sérgio Moro precisa do Lula em Curitibo por muito tempo, para explicar toda a roubalheira.

    Responder
  18. Ione Alves!

    Parabéns Excelentíssimo Juiz Sérgio Moro!
    O Brasil precisa de mais homens de bem que tenham a coragem de enfrentar esses moluscos que acabaram com mossa dignidade!
    Deus o proteja!

    Responder
  19. Osmir Calixto

    É hora de se fazer justiça; igualdade para todos; Até mesmo o Lula não está acima da justiça e deve pagar pela sua corrupção. Parabéns ao juiz Sergio Moro e a PF; Sigam firme buscando os corruptos; O Brasil agradece.

    Responder
  20. RICARDO ABATE FILHO

    EU COMO BRASILEIRO E PATRIOTA QUE SOU , SINTO QUE MEU PAIS AINDA NAO ESTA DE TODO NAS MÃOS DO CRIME ORGANIZADO , AINDA TEMOS PESSOAS DO BEM A FRENTE DA JUSTIÇA , MESMO QUE SEJA APENAS UMA PARTE DA JUSTIÇA.
    MAS ACIMA DISTO , ME SINTO PROTEGIDO COMO PATRIOTA PELA EQUIPE DA LAVA JATO, SINTO CONFORTO EM VER UMA CONDUÇÃO TAO INTELIGENTE E BEM FEITA, E SINTO TAMBEM QUE TODOS OS BANDIDOS DE COLARINHO BRANCO, SEJAM ELES EM SUA MAIORIA DO PT E PMDB , MAS TAMBEM DE OUTROS PARTIDOS POLITICOS IRÃO SER PEGOS , LEI E JUSTIÇA PARA TODOS E A TODOS . DEVE PAGA , NAO DEVE NAO TEME . PARABENS SENHOR DOUTOR JUIZ SERGIO MORO E A TODA SUA EQUIPE , O BRASIL ESTA ESCREVENDO UMA NOVA HISTORIA COM UMA CANETA EMPUNHADA POR VOCES DENTRO DA LEI E DA ORDEM COMO SEMPRE DEVERIA SER .
    MAS MUITO MAIS QUE PRENDER TODA ESTA QUADRILHA É REPATRIAR AOS COFRES PUBLICOS E NAO AOS COFRES DO GOVERNO QUE PATROCINA ESTA QUADRILHA TODO O DINHEIRO E BENS ROUBADOS DO NOSSO POVO . ESPERO FICAR EM POSSE DA JUSTIÇA TODO ESTE DINHEIRO ATE QUE SE CONCLUA TODA A OPERAÇAO LAVA JATO SOB AMEAÇA DE O DINHEIRO E BENS VOLTAREM AS MÃOS DA MESMA FACÇÃO CRIMINOSA.

    Responder
  21. Marinalva

    Quem não deve não teme. Não duvido nada que esse bandido tenha arrancado o 10º dedo para ganhar aposentadoria por invalidez e venha fraudando também a previdência social com uma aposentadoria antecipada. Prova que tudo que tem é lícito!

    Responder
  22. WILLIAN ABU DIOAN

    ESSA FOI MAIS UMA OPERAÇÃO, JUSTA, DE TODOS OS ÂMBITOS, NO FORTALECIMENTO DA JUSTIÇA, EM CONFORMIDADE COM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, E A DEMOCRACIA, NO ENGRANDECIMENTO DO PAÍS, NA MANUTENÇÃO DA ORDEM, E DA SOBERANIA.! PARABÉNS, DEUS TE ILUMINA, TE LIVRA DE TODO MAL.!

    Responder
  23. Aurelino M. da Costa Filho

    As PF, RF e o MPF estão no caminho certo!
    Particularmente, agora, na Operação Alethea!
    Mas aguardo, que a Lava Jato não se esqueça da Passadina, envolvendo o CAD!

    Responder
  24. WILLIAN ABU DIOAN

    ESSA FOI MAIS UMA OPERAÇÃO, JUSTA, DE TODOS OS ÂMBITOS, NA CERTEZA DE QUE ESTÃO NO CAMINHO CERTO, SEM DESCRIMINAÇÃO, NENHUMA, EM CONFORMIDADE COM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, E A DEMOCRACIA, NA GRANDEZA DO PAÍS. PARABÉNS.! DEUS SEJA A LUZ DO SEU CAMINHO, E TE PROTEGE DE TODO MAL.!

    Responder
  25. jose Correia dos Anjos

    O que seria de nós cidadãos que procuramos viver dê acordo com as leis vigentes e respeitando as instituições se por não agentes serios como os srs. que não se dobram à pressão política de todos os lados para não levar investigação contra pessoas tão poderosas que se acham intocáveis? Parabéns à todos os srs. Contamos com o país passado a limpo através dos srs. salve Brasil. José correia dos anjos

    Responder
  26. Eduardo Malta Galvão

    Parabéns à Policia Federal, a Dr Sérgio Moro ao Ministério Público. e a tôda a equipe que possibilitou a condução dO Sr. acima da lei Lula da Silva… para o interrogátório devido e necessário, não fôsse assim , ele não iria, causando tumulto com seu populismo barato se fazendo de vitima…

    Responder
  27. OLAVO ROSA JUNIOR

    O PAÍS AGRADECE AO MPF E A POLÍCIA FEDERAL. ESTAMOS NO CAMINHO CERTO.AGUARDAMOS ANSIOSOS , POR RESULTADOS CONCLUSIVOS.

    PARABÉNS EX .SERGIO MORO E EQUIPE

    Responder
  28. Agilmar Barreto

    Sérgio Moro, PF, MPF, RFB e demais instituições e brasileiros(as) de bem deste país, não esmoreçam, estamos juntos, iremos pra guerra se for necessário para defender a legalidade e a justiça, lula tem os mesmos direitos e deveres que qualquer ladrão deste país.
    Não temos medo do exército pago do Stelid, líder dos sem terra que irão pra ruas defender ladrões e corruptos.

    Responder
  29. Ilma ferreira

    Parabéns ao Juiz Sérgio Moro pela sua competência e credibilidade juntamente com toda sua equipe , aos juizes e procuradores que participaram da força
    Tarefa, e a Justiça brasileira. Deus com sua mão invisível está orientando como agir neste momento que passa a nossa nação, com a falta de credibilidade ao Resto do Mundo, e punindo àqueles que depilaram e contribuíram com a desgovernalidade do nosso país.
    Que Deus os proteja

    Responder
  30. Sueli Bezerra

    Parabéns a todos que estão conduzindo esta investigação sem passar ninguém despercebido perante a Lei. Eu estou orgulhosa em saber existe justiça neste país e espero ver nosso país livre destes tipos marginais que formaram no Brasil, deixando a SAÚDE, EDUCAÇÃO e SEGURANÇA a deriva. Justiça tem que ser para todos!

    Responder
  31. Dalva Cavalheri

    O povo brasileiro, na sua maioria, agradece aos juízes , promotores e toda a equipe da Operação o Lava Jato, os senhores estão devolvendo a esperança de dias melhores à nossa pátria.

    Responder
    • Márcio Cintra Goulart

      Isso aí, Dalva. Salvadora Operação Lava Jato! Estamos nessa e com essa (felizmente) “maioria”, e imensa, a que você se referiu.
      (E.t.: pinhalense, fui colega, e amigo, do Jair Cavalheri.)
      Abçs. Márcio

      Responder
  32. Marilita

    Nunca duvidei da legalidade de toda a operação lava jato e da competência do MP, da PF e do juiz Sérgio Moro para dar início a moralização do nosso país. Parabéns a todos!

    Responder
  33. Lidia Slavik

    Enviamos a nossa eterna e impagável dívida de gratidão do povo brasileiro a este tão honrado conclave de juristas, que têm na justiça a sua espada e na bravura a sua defesa.
    Democracia e Direito, manutenção da lei e da ordem, é a mais igualitária justiça que garante a Paz Social de um povo.

    Responder
  34. Elizabeth Menara

    Parabéns a todos, voces são nossa esperança! depositamos em voces a confiança de podermos futuramente viver em um país melhor. Estamos orgulhosos, muito obrigada!!

    Responder
  35. maria moraes

    parabens…..nos brasileiros estamos orgulhosos com os trabalhos feitos pela policia federal, juízes e procuradores da força tarefa…..graças aos trabalhos de vocês podemos sonhar em um dia termos uma pais melhor….. esse lula ‘e o maior canalha que este pais ja teve na presidência……..

    Responder
  36. Ana Maria Moro Takata

    SÓ TEMOS QUE AGRADECER IMENSAMENTE AO MM. JUIZ SERGIO MORO E EQUIPE, PELA HONRADEZ, POR DAR ALÍVIO AOS NOSSOS CORAÇÕES, POR NOS FAZER SENTIR QUE NEM TUDO ESTÁ PERDIDO E QUE A LEI É PARA TODOS. ESTAMOS APOIANDO TODAS AS DECISÕES DA PF,

    Responder
  37. Clélia Gomes

    Agradeço imensamente, confesso que estava desgostosa achando que daria em pizza, mas, graças à Deus a verdade prevalece. Obrigada força tarefa da lava – jato, obrigada Dr. Moro

    Responder
  38. LOURDES MARCHI

    LULA É DE UMA PREPOTÊNCIA IMENSA, UMA VELHAQUICE SEM TAMANHO. ARROGANTE E DEBOCHADO. ESTÁ COLHENDO O QUE PLANTOU…PARABÉNS! AO MPF, À PF, DR. SÉRGIO MORO! CONTEM COM A MAIORIA DAS PESSOAS DESTE PAÍS!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *