Por que Lula ainda não virou réu na Lava Jato?

Foi noticiado com destaque ontem que Teori Zavascki finalmente autorizou a abertura de inquérito contra Lula e Dilma por obstrução à Justiça no caso da nomeação do ex-presidente ao ministério da Casa Civil. É o segundo inquérito contra ele por obstrução à Justiça, sendo o outro aberto sob responsabilidade do MPF/DF para apurar o envolvimento dele na compra do silêncio de Cerveró, que negociava uma delação premiada. Este inquérito anterior já foi aceito pela Justiça Federal e está “dois passos” à frente do noticiado ontem.

Mas uma pergunta permanece sem resposta: por que a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba ainda não ofereceu denúncia contra Lula nos casos do Sítio de Atibaia, do Tríplex no Guarujá e de associação com o cartel das construtoras que combinavam as obras da Petrobras?

O caso do Tríplex no Guarujá principalmente, tem elementos de sobra. Como se não bastasse o que foi levantado pela Lava Jato nas buscas da 24a fase, a Operação Aletheia, a equipe de Curitiba tem um grande conjunto de provas levantado pelo Ministério Público de São Paulo, que investigava o mesmo tríplex por ser a ponta final de um outro esquema de corrupção na Bancoop.

Sabemos que todos os inquéritos contra Lula ficaram por muito tempo suspensos nas mãos de Teori Zavascki, desde que Dilma o nomeou ao ministério. Mesmo assim, por que Lula ainda não foi denunciado pelos promotores?

Tudo indica que a Lava Jato em Curitiba aguarda a homologação de algumas delações premiadas que estão ainda em negociação. Estão neste ponto muitas daquelas envolvendo diretores da Odebrecht, a do próprio Marcelo Odebrecht, a de Léo Pinheiro e a de Renato Duque. Mas se já se colheram tantas provas, por que esperar essas delações, que poderiam ser anexadas às denúncias já em andamento mais adiante? Provavelmente porque elas devem aumentar muito o espectro dos crimes contra o ex-presidente, especialmente pela sua grande relação com os donos da OAS e da Odebrecht.

BINGO_LULAPRESO

SAIBA TUDO SOBRE AS INVESTIGAÇÕES CONTRA LULA:

Revisado por Maíra Adorno @mairamadorno

Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *