Os inquéritos esquecidos de Renan Calheiros

A imprensa, a oposição e os partidos de esquerda do Brasil fazem pouco caso da enorme ficha corrida de Renan Calheiros. Mas para reavivar a memória brasileira e falar da inadmissibilidade de termos um sujeito assim comandando o Senado, trazemos abaixo os inquéritos contra Renan Calheiros que são ignorados por todos. Importante lembrar: não são listados abaixo os quatro inquéritos abertos contra o alagoano após o início da Operação Lava Jato:

Inquérito 1569 – Representação feita pelo então governador de São Paulo, Mário Covas, apuraria crimes contra a honra praticados por Renan Calheiros, já senador em 1999. Aberto em outubro de 1999, a ação prescreveu em 2004 e foi portanto arquivada.

Inquérito 2593 –  Distribuído ao Ministro Lewandowski em agosto de 2007, teve a denúncia encaminhada por Rodrigo Gurgel (Procurador Geral da República) em janeiro de 2013, apenas agora vai a julgamento do plenário sobre prosseguimento da ação. Trata do “Caso dos Bois” e é um desdobramento das denúncias de 2007 que levaram ao afastamento de Renan da presidência do Senado. Por poucos votos o peemedebista não foi cassado pelo plenário da casa mas a ação determinante de Lula e Mercadante salvou-o da degola.

Inquérito 2998 – Para apurar improbidade administrativa e tráfico de influência no Ministério das Comunicações. Trata a compra de emissoras de rádio em nome de laranjas. Carmem Lúcia assumiu a relataria em julho de 2010. Teve uma decisão em setembro do ano passado mas como o processo corre sob segredo de Jusitça, não foi possível obter mais informações. Baixado aos arquivos do STF no dia de ontem.

Inquérito 3589 – Tratava de crimes contra o meio ambiente. Distribuído à ministra Carmem Lúcia em 02/01/2013, a mesma que em 27/05/2015 determinou o arquivamento. Baixado ao arquivo do STF em 10/06/2015.  No despacho em que extingue o inquérito,  Carmem Lúcia justificou dizendo que não houve prejuízo à mata nativa pois, após um tempo, a mata começou a se recuperar. Eis o trecho:

“Contudo, as fotos que instruem o documento demonstram que o acostamento da estrada encontra-se em franco processo de recuperação da mata ali existente.”

Loading...

2 comentários para “Os inquéritos esquecidos de Renan Calheiros

  1. Airton Martins

    Com certeza, uma ação impeditiva de dona Dilma, pesará muito na absolvição do acusado por qualquer ato despretensioso que porventura foi induzido a cometer. 

    Os peemedebistas são aliados ferrenhos e sempre querem estar com quem está no poder!?!

    O supremo está mais que pronto para defender o acusado e os magistrados, podem extinguir qualquer inquérito e determinar, mais uma vez, seu arquivamento.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *