O destino da Lava Jato será decidido hoje

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve sortear hoje quem substituirá Teori Zavascki na relatoria da Lava Jato. A medida, improvisada, foi a saída encontrada por Cármen Lúcia para dar transparência ao processo e diminuir a pressão sobre Michel Temer na escolha de um novo ministro. Todos os outros processos e votos pendentes de Teori Zavascki serão passados para o novo escolhido por Temer.

A relatoria da Lava Jato deve ser distribuída por sorteio entre membros da Segunda Turma do STF, composta por Celso de Mello, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Dias Tóffoli. Se o sorteado for Ricardo Lewandowski, Lula e demais autoridades do PT comemorarão como título de Copa do Mundo, enquanto tucanos ficarão preocupados. Se o sorteado for Dias Toffoli a alegria vai ser geral: embora seja muito ligado ao PT, no Supremo ele foi acolhido por Gilmar Mendes que por ali trabalha como se fosse seu tutor. Logo, Toffoli deve aliviar para todo mundo. Se o escolhido for Gilmar Mendes, o mais político dos ministros, o desastre será enorme – não são poucas as críticas que o ministro fez à Operação após nomes de tucanos aparecerem nas investigações. Celso de Mello já deixou claro que não deve aceitar a relatoria por condições de saúde.

Uma última alternativa e salvação para a Operação seria a escolha de Edson Fachin. Também do Paraná, o ministro é membro da Primeira Turma e pode pedir sua transferência para ocupar a posição de Zavascki na Segunda Turma. Escolhido ministro numa época em que Dilma já estava fraca, Fachin é mais discreto e menos político do que Mendes, Toffoli e Lewandowski.

Revisado por Maíra Pires @mairamacpires

2 comentários para “O destino da Lava Jato será decidido hoje

  1. Jr

    A situação muito óbvia é a seguinte:
    A pressão que Michel Temer estava “sofrendo” era com o nome de Ives Gandra Filho.
    Para as coisas permanecerem como estão a Ministra Cármen Lúcia, “para dar transparência ao processo”, veio com esta artimanha em comum acordo com os outros comunistas do STF.
    Percebam que não existe nenhuma diferença ideológica entre os atuais ministros, todos são comunistas.
    Sortear seus nomes será o mesmo que trocar seis por meia dúzia.
    A verdade é a seguinte:
    COITADO DO BRASIL.
    QUEM PUDER QUE VÁ EMBORA DESTE PAÍS O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL E NÃO VOLTE NUNCA MAIS.
    ESTÁ TUDO TOTALMENTE ENTREGUE AOS SUB HUMANOS COMUNISTAS.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *