O argumento asnal de Reinaldo Azevedo

Em um texto intitulado ‘Palocci, Edson Fachin, a candidata Cármen Lúcia e o baguncismo‘, o jornalista Reinaldo Azevedo atacou a decisão de Fachin levar o HC de Palocci, com a anuência de Cármen Lúcia, para ser julgado pelo pleno do STF. Uma ótima decisão de Fachin.

Diz Reinaldo Azevedo: ‘Lamento dizer, mas Fachin e Cármen Lúcia estão dando corda àqueles que acham que existe uma conspiração para soltar Antônio Palocci, o que o impediria de fazer delação premiada.

É um raciocínio de tal sorte asnal que começa por ignorar o óbvio: se o petista fizer delação, pegará uns dois ou três anos de cadeia em prisão domiciliar. Se não o fizer, corre o risco de ser condenado a dezenas de anos. SERÁ MESMO QUE, POR CAUSA DE UM SIMPLES HABEAS CORPUS (QUE LHE GARANTIRIA LIBERDADE APENAS PROVISÓRIA), PALOCCI TROCARIA UNS DOIS OU TRÊS ANOS DE CADEIA POR, SEI LÁ, UNS SEIS OU SETE EM REGIME FECHADO?’

Para tratar do STF nada melhor do que as decisões do STF. A revista IstoÉ trouxe um resumo do casuísmo dos ministros da 2ª Turma com o HC de Dirceu. Assim como o texto do procurador Deltan Dellagnol, a reportagem mostra como casos semelhantes foram julgados de maneira distinta pelos mesmos ministros. Casuísmo pró-Dirceu, puro e simples.

Leia a matéria de IstoÉ >>> É tempo de estranhas alianças?

O raciocínio do texto de Reinaldo é de tal sorte asnal que começa por ignorar o óbvio: se o petista for para a prisão domiciliar, ou até mesmo ter sua prisão cancelada pelo STF, ele fica livre para articular o que a prisão preventiva justamente busca evitar: riscos à ordem social, por exemplo, pois trata-se de uma figura poderosa da política brasileira podendo atuar livremente contra os desfechos da Lava Jato. Aquilo que a turma mais Zé Atrocidade chama de ‘conspiração‘. Casuisticamente se ignora que a lei não retroage para punir, mas retroage para beneficiar (vide a discussão sobre a anistia ao caixa 2). O jornal Correio Braziliense fez um ótimo levantamento das leis que o Congresso tenta aprovar para acabar com a Lava Jato.

Leia também >>> Conheça as 10 medidas contra a Lava Jato tramadas no Congresso

Mas, voltando ao STF, tomemos o exemplo do Mensalão e do próprio Dirceu. Dirceu foi condenado a sete anos e 11 meses de prisão, passou apenas 354 dias na cadeia indo em seguida para a prisão domiciliar. Porém, em menos de DOIS ANOS, teve sua pena extinta pelo STF! E sem delação.

O STF ainda PERDOOU as penas dos petistas Delúbio Soares, José Genoíno e João Paulo Cunha. Esse é o STF real. Menos de dois anos depois da condenação os mensaleiros eram homens livres para delinquir novamente.

Ou seja, o STF, em matéria de condenação penal, só serve para firula. A mesma mão que condena é a que solta e perdoa a pena.

Ignorar a possibilidade de abrandamento da pena, ou até de não haver condenação, por parte do STF com os envolvidos na Lava Jato é ignorar a realidade. E ignorar a realidade é para o Zé Louquinho da praça, não para jornalistas.

Quantos escândalos e megaoperações da PF e do MPF (notadamente envolvendo empreiteiras e bancos) não acabaram por conta do STF? A todo momento se tenta minar a validade das delações da Lava Jato com o argumento de que foram vazadas para a imprensa. Tem Zé Atrocidade que até hoje diz que a escuta autorizada por Moro envolvendo Lula e Dilma é ilegal.

Leitor, apoie a Lava Jato! Fique atento com o STF e continue submetendo as decisões dos ministros ao crivo da opinião pública. Assim funciona a democracia.

Revisado por Maíra Pires @mairamacpires

 

Loading...

5 comentários para “O argumento asnal de Reinaldo Azevedo

  1. mauri

    Veja o Dirceu está em liberdade de já fala em guerra contra a justiça (guerra real e não só semantica). O poder deste pessoal era sentido dentro da cadeia….
    A cobra presa ou solta continua sendo cobra….

    Responder
  2. eunice

    Reinaldo esta preocupado que ele seja chamado pela LAVA JATO para explicar o caderninho do MO, com a notinha: RA/Veja – contra informaçso”… isso colocaria ele na mesma cela dos seus amigos tucanos e ptralhas!!

    Responder
  3. Pedro Rocha

    RA está completamente desmoralizado desde a baixaria que ele fez com a Joice. Não percam mais tempo com esse sujeito, que já não tem vergonha de se mostrar como pena de aluguel.

    Na década passada, quando eu ainda comentava no site dele, era normal que seus posts autorais passassem de 200 ou 300 comentários. Hoje, chegam em média literalmente a meia dúzia.

    Já disse que o wannabe de RA, o Luciano Ayan, faz mais sucesso do que aquele e deverá ser o próximo a ir para a lata do lixo quando apoiar o PSDB em 2018.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *