Michel Temer quer 50 anos em 5 de privatizações

A excelente notícia que deverá ter todo nosso apoio foi publicada por Josias de Souza, no UOL:

“Temer criará grupo executivo para gerir concessões inspirado no governo JK

O primeiro escalão do provável governo de Michel Temer terá uma novidade inspirada no governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961). Trata-se de um grupo executivo, cuja atribuição será gerenciar todas as privatizações e concessões de obras públicas da União. O novo órgão será vinculado à Presidência da República. E, conforme já noticiado aqui na terça-feira (26), será chefiado por Wellington Moreira Franco, que terá status de ministro de Estado.

Em campanha, JK lançou o célebre slogan “50 anos em 5”. Ao tomar posse, em 1956, o novo governo criou um conselho de desenvolvimento para implementar um conjunto de metas. Vinculavam-se a esse conselho grupos executivos com a atribuição de tirar as metas do papel. Entre eles, por exemplo, o GEIA, Grupo Executivo da Indústria Automobilística, que abriu as portas para a entrada das montadoras que se instalaram no ABC paulista, berço político de Lula.

Ao criar um grupo nos mesmos moldes, Temer deseja sinalizar para o mercado a intenção de dar velocidade ao programa de concessões de grandes obras de infraestrutura. Nessa área, a gestão Dilma teve um comportamento errático. Concedeu a empresas privadas a gestão de alguns dos maiores aeroportos do país. Mas enfiou uma participação de 49% da Infraero no capital das operadoras. Por ironia, Moreira Franco foi ministro da Aviação Civil nessa época.”

temerbanner
Leia também:

EXPURGO: Temer já iniciou levantamento de apadrinhados do PT para demissão em massa

Governo é sócio de mais de 330 empresas, ativos ultrapassam R$ 180 bilhões

Revisado por Maíra Adorno @mairamadorno

 

Loading...

9 comentários para “Michel Temer quer 50 anos em 5 de privatizações

  1. Cissa

    O Estado sempre foi lento, ineficiente e muuuito corrupto com as estatais.Os bons profissionais sempre encontrarão um bom caminho, sem a estagnação de um empreguinho público.

    Responder
  2. zaqueu Tavares

    Não sou a favor a favor das privatizações nos moldes desse governo oportunista, vender por vender. É preciso fazer um profundo levantamento da situação financeira dessas empresas que foram saqueadas pelo governo do PT.

    Responder
  3. Angel Jaqueline

    desde quando privatizações resolvem alguma coisa? pagar um absurdo todo mês para a Copel e enxer os bolsos de gringos podres de ricos já não basta? FHC vendeu a copel e pagamos um servidor que ta nem aí se o serviço prestado tem qualidade ou não

    Responder
  4. Victor

    Algumas pessoas defendem a teoria de que os 50 anos em 5 aconteceu por causa de um investimento americano, que durante a guerra fria, via o Brasil como uma zona de fuga de onde conseguiriam tirar seus alimentos e suprimentos no caso de uma contaminação no hemisfério norte causado por uma eventual guerra nuclear.

    Recomendo esse video completo, mas se preferir assista a partir dos 8 minutos, ele menciona toda as melhorias que foram feitas, entre outras coisas a capital movida para Brasilia para que dessa fora, todas as estradas convergissem em direção ao centro do páis, alem disso fala da malha rodoviária em direção a costa norte, onde seriam enviados os suprimentos em direção aos EUA através de navios pelo oceano pacifico.

    https://youtu.be/DkpcAKyO7lY?t=8m

    Responder
  5. Leandro

    Soube de muita gente que dizia: “Se a Dilma sair, vem um pior”. Sempre soube que isso é pura desculpa de perdedor, ser pior que o PT não é possível. Além disso, se Temer cumpri tudo isso mesmo, o Brasil está indo bem.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *