INACREDITÁVEL: Tucanos criticam ação da PF contra Lula

José Gregori (ex-ministro da Justiça de FHC) e Walter Maierovitch (ex-secretário Nacional Antidrogas de FHC) criticaram a ação contra Lula em declarações para a BBCBrasil:

José Gregori, que foi ministro da Justiça (2000-2001) e secretário de Direitos Humanos (1997-2000) de FHC, considerou a condução coercitiva um “exagero”.

Segundo ele, o correto é a aplicar essa medida apenas se a pessoa tiver previamente se recusado a atender uma convocação para depor, o que não ocorreu no caso de Lula.

“Não conheço na nossa legislação a figura da condução coercitiva sem que tenha havido antes a convocação. A praxe tem sido sempre essa: você convida a pessoa a comparecer e, se ela não comparecer, então na segunda vez vem a advertência de que ela poderá ser conduzida coercitivamente”, afirmou.

“Você (fazer) logo a condução coercitiva é um exagero. E na realidade o que parece é que esse juiz (Sergio Moro) queria era prender o Lula. Não teve a ousadia de fazê-lo e saiu pela tangente.”

Já Walter Maierovitch, ex-secretário Nacional Antidrogas de FHC, viu “desvio de legalidade” na decisão de Moro.

“Acho que buscas e apreensões são atividades normais em investigação. Agora, o que eu eu estranho, como jurista, é a condução coercitiva do Lula. É algo surpreendente e preocupante”, notou.

“Essa vergonha está acontecendo no país é uma coisa que precisa ser apurada, mas me preocupa quando tem um desvio de legalidade”, reforçou.”

jt10_pt_psdb

É isso.

5 comentários para “INACREDITÁVEL: Tucanos criticam ação da PF contra Lula

  1. ANTONIO LIRA

    NÃO EXISTE PARTIDO DE OPOSIÇÃO AO PT. EXISTE SIM, OPORTUNISTAS, QUE ESPERAM O MOMENTO CERTO PARA APARECER DIANTE DOS HOLOFOTES, PARA FAZER REPERCUTIR SUAS IMAGENS. SEU AÉCIO QUE O DIGA. ELE, QUE DEVERIA SER A MAIOR FORÇA DE OPOSIÇÃO, POR TER SIDO ROUBADO DESCARADAMENTE NAS ELEIÇÕES, É O PRIMEIRO A PRESTAR SOLIDARIEDADE AOS SEUS ALGOZES.

    OPOSIÇÃO AO (DES)GOVERNO PETISTA E AO LULA, SÓ EXISTE VERDADEIRAMENTE, UMA VOZ. A DE JAIR BOLSONARO. O ÚNICO REPRESENTANTE DA DIREITA NO BRASIL, ALÉM DE SEUS FILHOS, CLARO !

    Responder
  2. airam

    Claro que a ação foi ridícula e espetaculosa, e só serve para transformar o Lula em mártir. Não havia necessidade de coerção, ´e óbvio, o Ministro Marco Aurélio do STF já se pronuciou prontamente dando umas aulinhas ao juiz estrelinha pop de Curitiba. Oposição burra é f…

    Responder
  3. Marcos Antônio de Carvalho Cavalcante

    Discordo. No caso de LULA, ele já vinha negado a comparecer, inclusive no Ministério Público Estadual. É hábitual ele não comparecer, de modo que, por economia processual, já foi logo
    intimado a comparecer coercitivamente. O juiz pode, dada a circunstância de cada caso, já despachar a ordem de coerciitividade, como ocorreu.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *