Imprensa Golpista 9 – Mentira no Estadao.com

O portal “Estadao.com” amanheceu e seguiu o dia de hoje até agora (15:00h) com uma mentira ganhando destaque na abertura do portal. É a que se vê abaixo, como estava hoje pela manhã (destaque em amarelo):

estadao

Ao clicar no link, encontrava-se o seguinte conteúdo:

“o ritmo de crescimento do PIB (produção de bens e serviços da economia) do Brasil somente ficou abaixo dos apresentados por China e Coreia do Sul em 2013 – entre 13 economias que já apresentaram seus resultados, selecionadas pelo IBGE.”

Somente um belo diploma de falta de vergonha seria capaz de transformar “terceiro entre 13 economias” em “terceiro entre todas as economias”. Não há muito o que dizer da manchete além disso, trata-se de uma mentira.  Uma mentira facilmente descartável, bastaria ao jornalista fazer uma busca pelos termos “GDP 2014” em qualquer site de notícias ou agrupamento de notícias. Em pesquisa rápida no GoogleNews, o Brasil já perderia posições para a Malásia(4,7%),  Tibet(12,1%), Singapura(5,3%), e Filipinas(7,2%). Se ela foi motivada por malabarismos do IBGE, ao escolher apenas 13 economias, não importa. A reportagem foi alterada algumas vezes durante o dia, tendo inclusive alteração logo na introdução do texto, mas a mentira continua exposta na abertura do portal.

Ao longo do dia essa notícia foi alvo de críticas e a incongruência foi apontada, gerando comentários dos leitores reclamando no próprio link.

Este tipo de jornalismo cuja manchete gritante não condiz com a reportagem está cada dia mais em moda, impulsionado especialmente pela busca de clicks/audiência para os portais. Nesse quesito, o “Estadão.com” é certamente o campeão da grande imprensa nacional. E o efeito é imediato, e pode ser constatado nos comentários e no elevado número de compartilhamentos da reportagem. É um pulo para uma chamada dessas partir dali e virar imagens do horário eleitoral.

Que o jornal esteja em dificuldades financeiras e apresente estas distorções em favor do Governo são coincidências que somente a credibilidade do jornal impresso (ainda) é capaz de frear.

Um comentário para “Imprensa Golpista 9 – Mentira no Estadao.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *