Imprensa Golpista 18 – Um caso de geração de pauta negativa

Esta série de artigos “Imprensa Golpista” já mostrou vários padrões de ação da imprensa cujo intuito é apresentar os fatos sob um viés político. Não é problema que os órgãos e profissionais de imprensa tenham suas preferências, mas é aqui importante deixar bem claro quando estão distorcendo os fatos em benefício de uma agenda política. Esquematizar todos estes métodos é útil para fugir desses embustes.

O que vou mostrar agora é bastante sutil e fácil de fazer, e até por isso repetido à exaustão, mas o momento político que vivemos hoje nos ajuda a percebê-lo melhor.

Como todos sabem, a movimentação pelos protestos contra o governo Dilma tem sido enorme, nunca antes vista na era da internet e redes sociais. Ainda assim a imprensa demorou a aderir e dar o devido destaque à organização dos protestos. Muito mais raro foi falarem daquilo que muitos manifestantes não param de falar: a palavra impeachment. Pois no começo dessa semana o apresentador Danilo Gentili, em seu Talk Show “The Noite” furou o resto da turma ao dar, em uma entrevista nacional, voz a um jurista renomado que falou abertamente sobre um processo de afastamento da presidente. Era de se esperar que no dia seguinte a entrevista repercutisse nas redes sociais e atingisse ainda mais gente, tornando o tema mais relevante. Foi então que um redator do Buzzfeed fez o post “Danilo Gentili humilha seguidora por ser gorda e incentiva piadas“.

A chamada do post tem todo o perfil alarmista dos sites caça-cliques. Em uma linha o autor sentencia o ato (não foi uma piada, nem mesmo xingamento em meio a um bate boca, mas uma humilhação), constata que ela era seguidora dele (para dar a entender que ele está humilhando uma fã) e que a moça era gorda. O mesmo juízo que motivou a piada ou xingamento do apresentador está presente no título da reportagem. Mas o intuito da postagem não era ser verdadeiro, ajudar a moça ou condenar a atitude do apresentador. O estrago já estava feito.

GeracaoDePauta

Mas será que a moça era mesmo seguidora de Gentili? Qual foi a piada que ele fez que a ofendeu e irritou, ao ponto de anunciar o unfollow? Uma pessoa que se intitula ironicamente “esquerda caviar” parece ser bem informada politicamente o bastante para saber as opiniões políticas de Gentili.

Outro ponto relevante é falar do bate boca que se seguiu… Enquanto Gentili fazia piadas (ou a ofendia, conforme sua sensibilidade), ela retrucava. Vejam:

Gentiliasneira GentiliGaucho

Por que este bate boca não é mencionado nas reportagens da Veja SP e MSN.COM que, a princípio, mereceriam mais credibilidade do que os outros sites que repercutiram a notícia? Imaginem se nesse bate boca o humorista Gentili fizesse alguma insinuação quanto à caracterização pejorativa de pessoas de uma região? Além da Veja SP e MSN.COM, entraram na onda o site “Pragmatismo Político” e “Revista Fórum”, reconhecidamente sites militantes alucinados na defesa do PT – vale conferir os anunciantes desses sites, mas aí é um outro assunto. Após esses sites militantes repercutirem, todo o resto da blogosfera progressista ajudou a dar a versão distorcida dos fatos. Apenas o “Terra Diversão” tratou o tema de forma justa.

Somando a abrangência e repercussão desses sites todos, os algoritmos do google fizeram com que quem fosse pesquisar no dia seguinte as notícias sobre a entrevista de Gentili encontrasse…

Gentili_GoogleNewsNão temos nenhum motivo para acusar a moça que gerou tudo isso, ela pode até não gostar do humorista e ter opiniões políticas distintas das dele mas, nesta história toda, foi apenas usada. Quanto a tudo o mais, é sempre interessante lembrar que no começo desse ano quando um semanário humorístico francês foi vítima de ataque terrorista por fazer piada com figuras sagradas para alguns, estavam todos falando em se respeitar o direito de fazer piada. Como creio que muitos mais têm notado, a agenda de boa parte dos que opinam por aí não tem por objetivo justiça, direitos ou liberdades, tudo isso é uma cortina de fumaça para fazer valer sua agenda política.

Por fim, alguém tem dúvidas de que, caso seja mesmo aberto um processo contra o apresentador, as reportagens aqui apresentadas sejam usadas como elementos de acusação? Quem mandou dar voz à palavra IMPEACHMENT em seu programa não é mesmo?

Loading...

39 comentários para “Imprensa Golpista 18 – Um caso de geração de pauta negativa

  1. Alexandre Maia

    Hoje por acaso assisti o sexto episódio da primeira temporada de House of Cards, e deo dizer que tem tudo a ver com esse tipo de estratégia, a de criação de pauta e repetição infindável por um grupo determinado. Quem já assistiu, reveja e diga se não é. 😉

    Responder
  2. paula

    pelo que entendi essa pessoa ofendeu o Danilo chamando ele de babaca, ai acho que outra pra defende-lo mencionou ele e a garota no twitter e chamou ela de Gorda e estão falando que foi o Danilo affe parem de distorcer as coisas, pq ele não a ofendeu apesar de ter sido ofendido

    Responder
  3. Rafael Borges

    Use o seu maior poder se você não gosta ou não está satisfeito com o cara, não dê ibope, se você está perseguindo as notícias sobre ele ou você gosta dele ou está obcecado. Muda o foco se não está satisfeito e seja feliz.

    Responder
  4. Mega

    Essa imprensa golpista não toma jeito.
    Bom mesmo será quando o governo conseguir estatizar toda a imprensa nacional e eles só disserem o que agrada ao nosso ditador.
    Assim toda essa midia golpista fascista reacionária burguesa e o principal, branca, for definitivamente calada, e não acusar mais os santos petistas de corrupção.

    Exatamente como acontece hoje na Venezuela.

    Responder
  5. Bayard Cardoso Gutterres

    Não tenho simpatia por algumas piadas do Gentilli. Fiz um comentário ontem sobre ele. Mas admitamos que o cara é um cara homem. Assumiu uma posição que a maioria dos caras do meio se omitiram, se acovardaram, ou são apoiados financeiramente pelos petralhas, como o Chico Buarque e outros que são mesmo alienados e oportunistas.
    Como disse, o programa dele tem uma super banda, liderada pelo Roger, também um cara politizado e bastante esclarecido, não no mesmo nível de um Lobão, que admiro muito, mas que tem sua posição sólida e as entrevistas mesmo as mais bizarras, sempre tem conotação de questionamento.
    A mídia petralha administra a mentira, porque sabe que brasileiro não gosta de verdade, gosta de fofoca. O Lula é um tremendo fofoqueiro. Dormia no DOPS e entregava os colegas. Covarde, crápula e um tremendo mal caráter.
    Portanto Danilo é hoje uma voz importante do povo na mídia avançada.
    Vão com certeza tentar massacrá-lo e tentar desmoralizá-lo.
    Torço ppor ele e acredito nele.

    Responder
  6. Tyta

    Curioso o posicionamento dessa página, expressei minha opinião em um comentário que agora vi que não foi publicado, então, só publicam o que lhes agrada? Onde está a imparcialidade essencial em publicações como essa?Bem contraditório criticar a “Imprensa Golpista” que publica apenas o que lhes convêm e censurar comentários que expressam ideias opostas ao que foi publicado aqui.
    Continuo com a mesma opinião de que o humor agressivo do Danilo Gentili é desnecessário, pessoas inteligentes não precisam apelar para tanto.E vocês continuam a partidarizar as opiniões dos outros, não sou de esquerda ou de direita, jamais simpatizei com o PT, pois sempre o vi como um partido igualzinho aos outros mas com uma ideologia falsa, no entanto não questiono o voto dos outros, questiono a responsabilidade e competência dos políticos; se os “ignorantes e iletrados” reelegeram a Dilma, temos que recordar quais tipos de investimentos foram realizados pelos governos anteriores ao governo de esquerda na educação para ainda manter analfabetos funcionais que vão continuar conformados com a situação socioeconômica que aí se encontra sem questionar com inteligência, e não apenas apontá-los como os dependentes das bolsas de todo tipo.Como professora questiono o assistencialismo do governo de esquerda sempre que posso com os meus alunos, mas eu vou ter raiva de quem precisa deles? não, eu tenho raiva de governo que manipula o povo, para que o povo fique dependente destas esmolas.Não sou a favor do Impeachment, pois isso nada vai resolver esse quadro lastimável de corrupção endêmica desse país, pois tudo ali é podre, presidente da câmara, presidente do senado, o legislativo inteiro é de honestidade duvidosa. Muita coisa só poderá mudar de verdade quando se extinguir o foro privilegiado, a imunidade parlamentar, as férias de 60 dias, aposentadoria especial e todas as mordomias custosas e desnecessárias dos parlamentares, e isso só poderá se tornar realidade com uma séria reforma política.As pessoas possuem opiniões diferentes, respeitem isso sem entrar em conflito.Para quem deseja mudanças vocês estão muito conservadores praticando a censura.

    Responder
    • Nathanie

      .
      Vê-se que vc apesar de professora não tem o menor entendimento acerca do conservadorismo, dizer que o conservadorismo censura é ignorancia ou má fé. Vc vê censura em Cuba? Na Russia? Na Venezuela? Que são países socialistas.
      .
      Vc como professora sabe o que é censura? Sabe que é uma atitude de governo? Que auto censura também existe e acontece por medo de reações do governo?
      .
      Se não é melhor se informar.
      .
      Quando vc diz que pessoas inteligentes não precisam apelar quer dizer que todos os outros que não o são podem?
      .
      Como vc considera todos os partidos iguais vc não votou em nenhum deles? Com seu voto ou não voto como vc acredita ter contribuído para evitar que o Brasil chegasse nessa situação?
      .
      Vc explica para seus alunos que o assistencialismo é errado mas que não tem raiva de quem precisa de assistencia. Vc conhece alguém que têm? Caso positivo poderia descrever a situação em que isso aconteceu?
      .
      Caso contrário vc só mudou de assunto.. Porque não conheço que atualmente se oponha ao PT que tenha raiva de pessoas necessitadas..
      .
      Se Questionar o roubo generalizado dos impostos elevados brasileiros perpetrado hoje pelo PT sem questionar o investimento passado em educação é algo que vc não entende quer dizer que não podemos discutir mudanças hoje por conta de não discutirmos as mudanças de ontem. Pois é impraticável mudar algo hoje tendo que discutir a história brasileira, simples assim.
      .
      Se vc não acredita em impeachment então não acredita em democracia, pois é a ferramenta que o povo tem para retirar governantes que enganam o povo para ganhar eleições ou que praticam crimes para tanto.
      .
      Vc, por ser uma pessoal coerente e de bom senso, foi contra o impeachment do Collor né?
      .

      Responder
  7. João Paulo

    Sobre o The Noite, sempre que posso assisto. Não sou obrigado a concordar com todas as piadas e opiniões do Gentili e de outros do programa. Os acho divertidos, espontâneos (espontaneidade demais faz as pessoas pegarem pesado) e inteligentes. A entrevista mencionada foi muito boa mesmo, assim como da Luciana Genro, que, provavelmente, nenhum aqui terá o dissernimento pra elogiar ou dizer que assistiu.

    Responder
  8. Anderson Melo

    cara, gosto do danilo gentili, acho ele um cara inteligente, e isso nao me impede de não concordar com alguns posicionamentos politicos, vi a entrevista do Ives pela Net, achei muito interessante a colocações dele, mas acho sinceramente, que esse negocio de impeachment é uma ideia idiota, mto mais útil, seriam PECs de Iniciativa popular para mudar coisas como os planos de saúde dos parlamentares, ou obrigar o governo a manter o FIES(mas isso é bolsa não é, acho que não pode nos protestos anti-pt), mas principalmente reforma politica, se os protestos do dia 13, e do dia 15 conseguissem chegar a um consenso de igualdade, qual a força disso no congresso?
    a mídia, manipula mesmo, ninguém fala do HSBC pq metade da mídia esta envolvida, mas isso não é mídia golpista ne, só o que vocês querem para falar mal do PT.
    desculpem, mas tem mto corrupto nos protestos de vocês para direcionar a algo útil.

    Responder
  9. Alex

    Pra mim foi a melhor intrevista que ele já realizou, com uma pessoa muito inteligente Dr Ives Gandra que tem um vasto saber das leis, fezeram essa publicação pra desviar o assunto “no meu ver ” bem esclarecido que a Dilma não só pode, como deve ser impedida de comandar essa Pátria. Fora Dilma

    Responder
  10. José buria

    um monte de ratasanas eles só entraram ( PT ) nessa pra f… Com o Brasil ainda mais, agora tudo pra eles é motivo sério enquanto tentam apelar pro que um humorista faz de melhor que é sua própria piada esquece da dita cuja e dos roubos e desfalques milionários que estão envolvidos.

    Responder
  11. Marri

    PÔ! Danilo Gentili é humorista! E sempre foi sarcástico, polêmico e contundente! A ex seguidora pecou por expressar sua atitude, queria aparecer e conseguiu. Ele pode até ter exagerado, mas quem não sabe brincar não desce pro play! Se ela entrar na justiça, tomara que perca pra aprender a deixar de mexer com gente grande! Gostem ou não do cara, ele continua com milhões de seguidores… e ela? Faz o quê da vidinha medíocre dela? Quer aparecer, descubra a cura do câncer!!

    Responder
  12. Cida Souza

    Velho hoje em dia a pessoa tem que ser muito idiota pra ser influênciada pelo simples comentário na TV .
    Que lixo de postagem . Danilo fala o que ele quiser , do msm jeito que qualquer outro e foda-se o resto .

    Responder
  13. joao

    Ao autor deste artigo (e da série Imprensa Golpista): já pensou em fazer um “MANCHETÔMETRO”?

    O manchetômetro é uma publicação que analisa o viés ideológico das notícias veículadas nos principais meios de imprensa no país.

    Só com o que você vem fazendo aqui, já é possível começar os trabalhos.

    Obrigado.

    Responder
  14. Frank Castle

    Na boa, essa gente é sem vergonha mesmo. A internet esta cheia desses fakes fajutos de petralhas e comunistas pagos pelo PT pra ficarem difamando todo mundo que pensa diferente. Eles usam de tudo que podem pra continuar com a mamata. Mas a população já está mais atenta, principalmente na internet, aos poucos vamos desmascarando esses bando de bandidos. Amanhã todo mundo na rua. IMEACHMENT neles!

    Responder
  15. Douglas

    Ela começa, ele rebate, ela apela ao preconceito com o gaúcho e a mídia dá atenção apenas à parte da piada dele.
    Tudo isso para arranjar algo para se falar que não seja “impeachment”.
    Êta mídia vendida.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *