Folha de São Paulo muda versão sobre Fazenda de Lula após PF investigar o caso

No dia 3 de outubro mostramos num post o caso da misteriosa “Fazenda de Lula” em Atibaia, o Sítio Santa Bárbara, destacado em reportagem da Veja. Relembrem um trecho:

Em Abril deste ano a revista Veja fez uma reportagem sobre um sítio de 150.000 metros quadrados, o “Sítio Santa Bárbara”. O imóvel em questão possui piscina, churrasqueira, campo de futebol e um lago artificial para pescaria. Até aí, nenhuma ilegalidade se não fossem alguns detalhes.

O sítio possui como proprietários Jonas Suassuna e Fernando Bittar, sócios de Fábio Luís da Silva, o Lulinha. Segundo a reportagem, os sócios pagaram R$ 1,5 milhão pelo sítio. A revista também informa que, na época, Lulinha residia em um apartamento, avaliado em R$ 6 milhões, de propriedade do mesmo Jonas Suassuna.

Nosso site mostrou com exclusividade um detalhe que escapou à observação da revista: a assessoria de Lula sempre se referiu à fazenda como pertencente a ele. Era por isso que a imprensa sempre dizia que Lula estava “em sua fazenda de Atibaia”. A própria Folha, em diversas reportagens, sempre se referiu a ela como fazenda ou sítio de Lula.

Nosso post trouxe três reportagens da Folha em que o imóvel era anunciado como dele:

03/01/2012:

O ex-presidente deve voltar hoje para sua casa, em São Bernardo do Campo (ABC Paulista), após passar férias com a família em sua casa de veraneio em Atibaia”

04/01/2012

A expectativa é de que o ex-presidente volte ainda hoje para casa, em São Bernardo do Campo (ABC Paulista), após passar férias com a família em sua casa de veraneio em Atibaia“.

30/12/2011:

O ex-presidente está em férias com a família em sua casa de veraneio no município de Atibaia, no interior de São Paulo, e de acordo com informações fornecidas por amigos, as sequelas da quimioterapia foram mínimas.”

O curioso é que agora que Lula está sendo investigado quanto à propriedade deste imóvel suspeito, os jornalistas Flávio Ferreira e Graciliano Rocha, ignorando os arquivos do próprio jornal, se refiram a ele como “frequentado” por Lula. Está neste link a reportagem de hoje da Folha sobre a investigação da PF.

FolhaSitioLula

Por que a assessoria de Lula dizia que a fazenda, sítio ou casa de veraneio em Atibaia era de Lula? Não sabemos. Por que esta fazenda, sítio ou casa de veraneio não é mais citada pela assessoria de Lula como propriedade dele? Não sabemos. Porém, não cabe aos jornalistas da Folha adotarem a estratégia de defesa de investigados. A mudança de discurso da assessoria de Lula deveria gerar desconfiança de jornalistas, não ser entendida como uma ordem estratégica a ser seguida nas novas reportagens.

Loading...

5 comentários para “Folha de São Paulo muda versão sobre Fazenda de Lula após PF investigar o caso

  1. Antonio

    Não precisamos de jornalistas ou melhor: jornaleiros assim, se for aprovada a Lei da Mordaça como quer o PT ,vai sobrar jornaleiros desempregados e os que ficarem só vão ter direito de publicar receitas de bolo e doces. Vamos aguardar.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *