FHC, o mentiroso

O ex-presidente FHC declarou na maior cara de pau das boas vontades não saber se as empresas investigadas na Lava-Jato fizeram doações para o seu Instituto. Pois bem, se FHC não sabe do seu próprio Instituto, a Reaçonaria ajuda.

Recentemente publicamos que não só as empreiteiras da Lava Jato doaram ao IFHC, como receberam títulos de co-fundadoras. Além do IFHC, as empreiteiras também são patrocinadoras do Centro Ruth Cardoso. A reportagem de Época que usamos como fonte foi tirada do ar após ficar mais de 10 anos online (sem maiores problemas, nós salvamos a matéria em PDF, você pode conferir aqui.)

Segundo O Globo, FHC declarou:

O tucano não negou que seu instituto tenha recebido nos últimos anos ajuda financeira das construtoras Odebrecht, Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa, investigadas na Operação Lava-Jato. Mas ele disse desconhecer se isso aconteceu.

— Pode ser que tenha recursos aqui. Muita gente deu recursos aqui, mas aqui o recurso é para fazer o que estamos fazendo. Não tem nenhuma relação com política e partidos.

Já que a memória sobre os co-fundadores de seu IFHC é curta, vamos ajudar o ex-presidente a relembrar outra reportagem. Dessa vez, da revista Istoé em 1999. Nela é exposto que a Camargo Corrêa construiu um aeroporto particular numa fazenda vizinha da fazenda de FHC em Buritis. Segundo a reportagem, quem utiliza o aeroporto é a família do ex-presidente. Caso essa matéria também saia do ar, você pode conferir o PDF aqui.

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (Foto: Michel Filho- Agência O Globo)

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (Foto: Michel Filho- Agência O Globo)

Pô, FHC, assim não pode, assim não dá!

15 comentários para “FHC, o mentiroso

  1. rica

    A pergunta é: Por que uma empresa envolvida em um caso de corrupção através de propinas para ter benefícios em licitações doaria dinheiro para o instituto de um líder da oposição, que não tem o menor poder para decidir contratos?

    Responder
    • luiz tadeu

      rica, inocente por conveniência deu AMINÉZIA ou vc não sabe que o THC digo FHC desgovernou o Brasil durante 11 anos como ministro e depois presidente e que as empresas citadas estão no mercado a mais 30 anos.

      Responder
  2. Paulo

    Tudo mentira dos petralhas, nao adianta o Fernando Henrique e a familia sao ricos de patrimonio
    de uma educacao intelectual. Os pretralhas de educacao material, que nao seve de nada apodrece.

    Responder
  3. André

    Se ele sabia e disse que não sabia, mentiu. Contudo, improvável. Além disso, não houve ilegalidade nas doações. Houve? Também é importante lembrar que essas empreiteiras doaram ao PSDB, como de conhecimento público. Igualmente legal. Por fim, já que o site ”denunciou”, que tal colocar os valores e datas correspondentes?

    Responder
  4. Alexandre Sampaio Cardozo de Almeida

    São Paulo, 23 de junho de 2.015

    Prezados do Reaçonaria,

    Isso é o que dá ser a favor da descriminalização das drogas! THC deve estar abusando do “cigarrinho do capeta”…, Ou a senilidade chegou mesmo!

    Responder
  5. Pedro Henrique

    Que coisa mais fora de contexto. Se o presidente Fernando Henrique Cardoso foi questionado e falou nao sei.Ele nao mentiu, e se disse que o dinheiro e para manter e investir nos objetivos a qual o Instituto foi criado e nao fins politicos.Se em 1999 alguem construiu o mini aeroporto na fazenda proximo a sua fazenda ,problema e do vizinho ,muito falatorio quero ver provas documentais com as fotos da familia dele respeitadissima que nunca usou o pai para cargos
    e enriquecimento ilicito como o filho do Lula.

    Responder
    • leitor

      não foi o vizinho q construiu, foi a camargo corrêa q é dona da fazenda vizinha. já qt a família dele ser respeitada, qd fhc foi presidente ele nomeou o genro para ser diretor geral da agencia nacional de petroleo. a reportagem ao citar o aeroporto tem as fontes dela, e é a istoé q deve ser desmentida, a reaconaria tá replicando o conteúdo para mostrar a relação de fhc com as empreiteiras já q ele deu uma de sonso ao negar ter ctz se há dinheiro de empreiteira da lava jato no ifhc. o filho do fhc tb ganhou uma concessão de rádio (a rádio disney).

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *