Especial Hans Christian Andersen

De hoje até o dia 12, Dia das Crianças, o nosso site disponibilizará por aqui 4 contos selecionados do grande escritor Hans Christian Andersen.

Dinamarquês, Andersen se notabilizou pelos seus contos de fadas. Embora hoje o termo seja associado aos filmes da Disney e histórias de amor, os contos de Andersen traziam também fortes mensagens moralistas, ressaltando sempre valores como honra, respeito, amor e caridade. Seus contos famosos são na verdade histórias curtas, muitas delas adaptadas da tradição oral a que Andersen teve acesso quando pequeno, outras tantas inspiradas em histórias bíblicas.  Nas palavras de Charles Dickens, ele mesmo um grande fã de Andersen:

Paciência, cortesia, delicadeza com os pobres e mais velhos, cuidado com os animais, amor pela natureza, aversão à tirania e força bruta – tantas dessas coisas boas foram introduzidas no coração das crianças com esse poderoso auxílio.

Os textos foram selecionados aleatoriamente e, à exceção dos dois primeiros, não há registro de publicação deles em outros sites em português. Para publicá-los, trouxemos a grafia original da coleção da Editora Globo no fim dos anos 50 (abaixo, a foto com alguns dos livros).

livros_andersen

Coleção de contos de Andersen publicada pela Editora Globo entre 1959 e 1964

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *