ELEIÇÕES NA ÁUSTRIA: VITÓRIA DA DIREITA

Hoje, 15/10, foram realizas as eleições legislativas na Áustria.

Os partidos disputam em um sistema proporcional de lista aberta e quem conseguir mais de 50% das cadeiras no parlamento monta o próximo governo. Caso nenhum partido alcance a marca, forma-se uma coalizão de dois ou mais partidos para criar esse novo governo.

Os partidos mais fortes da Áustria são:

ÖVP: Österreichische Volkspartei: Partido Popular da Áustria. Centro-direita, conservador, partido tradicional da direita austríaca. Seu líder, Sebastian Kurz, é um jovem de 31 anos que adotou uma postura mais cética com a União Europeia e falou contra a imigração descontrolada.

FPÖ: Freiheitliche Partei Österreichs: Partido da Liberdade da Áustria . Direita nacionalista, anti-União Europeia e anti-imigração.

SPÖ: Sozialdemokratische Partei Österreichs: Partido Social Democrata da Áustria. Esquerda, um dos partidos mais tradicionais do país e atual governante.

Sebastian Kurz e apoiadores.

Após previsões de confirmarem. Sebastian Kurz liderou seu partido para uma vitória arrasadora com mais de 31% dos votos. Em segundo lugar, a disputa foi acirrada entre SPÖ e FPÖ, com 27% e 26% dos votos, respectivamente.

Ao que tudo indica, Kurz formará uma coalizão com o FPÖ, o que seria a criação de um governo apenas com as direitas do país.

Sebastian é chamado de “menino prodígio”. Atual Ministro das Relações Exteriores, já foi presidente da juventude do ÖVP. No início deste ano, foi eleito líder do partido. Após tomar posse, encerrou a parceria com os socialistas que durava 10 anos.

O resultado é ainda melhor para a direita se analisarmos os números da boca de urna divididos por idade e classe social:

Voto dos trabalhadores: 59% disseram que votaram no FPO, partido da direita nacionalista.

Voto da juventude: 30% nos nacionalistas, 28% na direita conservadora, 27% nos social-democratas.

A juventude está com a direita na Áustria! Os trabalhadores estão com a direita! É isso que precisamos para o Brasil em 2018!

Loading...

Um comentário para “ELEIÇÕES NA ÁUSTRIA: VITÓRIA DA DIREITA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *