Eduardo Paes nas delações da Odebrecht

O ex-prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes está envolvido naquele que pode ter sido o maior erro de Janot e Fachin quanto aos inquéritos resultantes das delações da Odebrecht. Tudo porque Fachin aceitou uma denúncia e relatou que Paes recebeu R$ 15 milhões para que a prefeitura facilitasse contratos referentes às Olimpíadas. Acontece que o vídeo em que Paes é citado deixa claro o contrário, que o prefeito não teria facilitado a construtora.

Isto levou o Jornal Nacional a fazer uma reportagem se corrigindo. Vejam o que o telejornal da Globo explicou:

Na quarta-feira (12) o Jornal Nacional noticiou que a Odebrecht pagou mais de R$ 15 milhões a Eduardo Paes, do PMDB, para que a prefeitura do Rio de Janeiro facilitasse contratos nos Jogos Olímpicos.
A reportagem se baseou no relatório do ministro Edson Fachin. O documento afirma que o grupo Odebrecht repassou esses valores ao então prefeito porque tinha “interesse na facilitação de contratos relativos às Olimpíadas”.
Mas, nesta quinta-feira (13), o Jornal Nacional teve acesso ao vídeo do depoimento do delator Benedito Júnior e pôde esclarecer melhor a questão.
Na gravação, Benedito Júnior afirma que fez o repasse dos valores para campanhas eleitorais e que Eduardo Paes sabia que era dinheiro de caixa dois. Benedito fala do interesse da Odebrecht em obter as tais facilidades. Mas o delator não diz que Eduardo Paes tenha oferecido essas facilidades. Quando questionado se Paes obteve benefício pessoal com as doações, Benedito diz que nunca viu nada.

Apesar disso, Eduardo Paes é citado como beneficiário de Caixa 2 em suas campanhas. Abaixo, os vídeos que envolvem o prefeito – nos casos em que há mais de um vídeo da mesma delação, trazemos apenas um deles, sendo possível encontrar o resto na busca do G1 ou no canal de vídeos do Estadão no Youtube.

Inquérito 4435

Inquérito 4435: Leandro Azevedo delata Eduardo Paes.

Inquérito 4435: Luiz Soares delata Eduardo Paes.

Petição 6714

Petição 6714: João Borba filho delata Eduardo Paes.

Petição 6714: Luiz Eduardo da Rocha Soares delata Eduardo Paes.

Petição 6814

Petição 6814: Leandro Andrade delata Eduardo Paes.

 

Revisado por Maíra Pires @mairamacpires

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *