Desenhista muçulmano insere mensagens contra cristãos e judeus em HQ dos X-Men

A Editora Marvel, originalmente do ramo de histórias em quadrinhos e hoje uma gigante do entretenimento pertencente ao grupo Disney, retirou das bancas uma edição dos heróis mutantes X-Men após leitores decodificarem mensagens de intolerância religiosa inseridas pelo desenhista Ardian Syaf, muçulmano da Indonésia.

O desenhista colocou mensagens que atacam os cristãos e os judeus, além de deixar também um protesto contra o governador cristão de Jacarta, capital do seu país na edição número 1 da revista “X-Men Gold”.

Vejam as referências e explicações nas imagens abaixo:

Na cena acima o mutante russo Colosso está vestindo uma camiseta com o “código” QS 5:51. Seria uma referência ao capítulo 5, verso 51 do Alcorão: o “Q” seria Quran (Alcorão em inglês) e o “S” seria a Sura ou Surata, como são chamados os capítulos (Surah em inglês). Em uma das versões online do livro sagrado dos muçulmanos, eis o trecho a que se refere a camiseta:

Ó fiéis, não tomeis por confidentes os judeus nem os cristãos; que sejam confidentes entre si. Porém, quem dentre vós os tomar por confidentes, certamente será um deles; e Deus não encaminha os iníquos.

 

Na cena acima a mutante Kitty Pride, que é judia, tem sua cabeça encobrindo parte da palavra “jewelry” (joalheria), de forma a formar “jew”: judia. O número 212 destacado é uma referência ao dia em que 200 mil muçulmanos marcharam nas ruas de Jacarta contra o governador cristão: 2 de dezembro (2/12) de 2016. Já na camiseta de uma das pessoas de frente para Kitty está novamente o número 51, provavelmente referência à mesma Sura da cena com Colosso.  O governador Basuki Tjahaja Purnama criticou justamente esta sura 5:51 em sua campanha e é por isso que os líderes religiosos muçulmanos o acusam de blasfêmia e protestaram.

A Marvel ainda não definiu qual será a punição do desenhista, que até agora não foi afastado.

Revisado por Maíra Pires @mairamacpires

 

Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *