Celso de Mello dá entrevista atípica e defende fim de prisão de poderosos após 2a instância

Os esforços para minar a Lava Jato ganharam hoje o reforço enfático de Celso de Mello. O “decano” do STF, famoso por votos longos e incapaz de ser direto mesmo para responder um simples SIM ou NÃO, Celso de Mello nunca foi um falador contumaz, como por exemplo Gilmar Mendes. Porém, nesta manhã, sem nenhuma ocasião oportuna para isso, foi publicada no Estadão uma entrevista em que o ministro trata exclusivamente da possibilidade de prisão de réus após decisão de segunda instância. Como explicamos no post “Bolsonaro exige que PEN retire ação no STF que beneficiaria presos da Lava Jato “, este assunto pode ser levado à pauta novamente no Supremo, já contando com a mudança de voto de Gilmar Mendes e o posicionamento de Alexandre de Moraes, o fenômeno que pulou diretamente de uma cadeira do Ministério de Temer para o Supremo.

Em sua declaração ao Estadão, Celso de Mello deixou claro que pensam em se aproveitar da substituição de Teori por Alexandre para mudar a decisão anterior da corte:

“Compus a corrente minoritária e penso que agora que vamos julgar o fundo da controvérsia das duas ações, com a presença do ministro Alexandre de Moraes (que assumiu a vaga de Teori Zavascki, morto em acidente aéreo em janeiro deste ano), talvez o debate possa ser reaberto e eventualmente a posição da Corte será mantida ou será alterada”, disse Celso de Mello.

A troca de ministros do STF para reverter decisão anterior é uma tática que foi usada por Dilma e Lula para reverter condenações do Mensalão. Agora, Temer usa o mesmo sistema para praticamente impossibilitar qualquer prisão de políticos pela Lava Jato.

Se você está insatisfeito com esta manobra, os contatos do ministro são públicos:

Telefone:: (61) 3217 – 4075; (61) 3217-4077
E-mail: gabcob@stf.jus.br

Equipe de gabinete:

Áurea Block Piancastelli Moreira
Carlos Eduardo Lacerda Baptista
Cléber Silva Mota
Francisco de Assis Macário de Oliveira
Giuliano Koth Ribas
Julio Cesar da Motta Silva
Luiz Eduardo Seixas Martins
Márcio Tagliari Filho

Oficial de Gabinete
Karen Pereira Costa Vidal

 

Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *