BOMBA! Duda Mendonça fecha acordo de delação premiada

A repórter Camila Bomfim, da Rede Globo, acaba de anunciar que o marqueteiro Duda Mendonça, criador do personagem “Lulinha Paz e Amor” e mentor de João Santana, fechou um acordo de delação premiada. Leiam o que está disponível no G1:

O publicitário Duda Mendonça, responsável pela primeira campanha vitoriosa do PT à Presidência em 2002, assinou acordo de delação premiada.

As revelações feitas pelo marqueteiro foram anexadas à investigação que apura irregularidades em relação às gráficas que prestaram serviço à chapa Dilma-Temer durante a campanha eleitoral de 2014.

O caso estava na Justiça Federal em Brasília, mas devido à delação foi enviado para o Supremo Tribunal Federal. Caberá ao ministro Edson Fachin homologar ou não a delação.

Duda Mendonça pode esclarecer com maiores detalhes o que já havia confessado no Mensalão: como o PT pagou no exterior por sua campanha de 2002. Ele também pode ajudar nas investigações sobre o uso de gráficas pelo PT para lavar dinheiro roubado de estatais.

A Rede Globo informa que o acordo de delação de Duda Mendonça foi fechado apenas com a Polícia Federal, ou seja, não passou pelas mãos de Rodrigo Janot, que anteriormente já havia remetido os fatos revelados pelo marqueteiro à Justiça Federal de Brasília. Vamos agora observar quanto tempo demorará para Edson Fachin homologar esta delação – sem isso, ela não pode ser usada nas acusações nem para reduzir a pena do réu. Vamos também ficar atentos quanto ao comportamento de Rodrigo Janot neste caso, especialmente para entender porque ele ficou de fora da negociação dessa delação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *