Bolsonaro lidera primeira pesquisa Datafolha após Lula ficar inelegível

O Datafolha foi a campo, nos dias 29 e 30 de janeiro, medir as intenções de voto para a presidência agora que Lula é um condenado em 2ª instância e, portanto, não pode se candidatar. O instituto foi pilantra o bastante para continuar incluindo o condenado, apostando assim na frouxidão e nos arranjos de bastidores do nosso Judiciário, mas isso não impede de olhar os cenários que realmente importam, ou seja, aqueles sem Lula.

Em todos os cenários que fazem algum sentido, Bolsonaro lidera. Marina Silva, em todas as simulações em que foi incluída, aparece em 2º lugar com pelo menos 4% atrás de Bolsonaro. Ciro Gomes chega a aparecer em 2º lugar sempre que Marina Silva está ausente, mas a diferença entre 2º e líder aumenta sem a acreana.

Chama atenção o fato dos candidatos do consórcio PSDB/PMDB terem resultados pífios. Geraldo Alckmin não consegue chegar ao bloco da frente e mal consegue se desgarrar de Álvaro Dias, ex-tucano que tem boa reputação por verdadeiramente combater corruptos desde os anos petistas até hoje. O derretimento de João Doria também é notável: hoje ele está mais próximo de nanicos como a comunista Manuella D’Ávila e o ex-presidente Collor do que de uma disputa para ir ao segundo turno. Henrique Meirelles, protótipo de candidato inventado por Gilberto Kassab e cujas incursões nas redes sociais têm direito a páginas de memes que fazem de conta que são amadoras, consegue estar atrás até mesmo da comunista gaúcha.

O único alento para a turma micheleira é o desempenho de Alckmin num hipotético segundo turno contra Bolsonaro: o paulista lideraria com 35% contra 33%. O cenário simulando um segundo turno entre Bolsonaro e Marina Silva traz a candidata ainda à frente, mas com uma distância de apenas 10% quando na última pesquisa essa diferença era de 18%.

Vejam os cenários abaixo:

 PRIMEIRO TURNO

Simulação 1

Bolsonaro 19
Ciro Gomes 12
Geraldo Alckmin 11
Álvaro Dias 6
Joaquim Barbosa 5
Collor 3
Manuela D’Ávila 3
Jaques Wagner 2
Amoêdo 1

Simulação 2

Bolsonaro 20
Ciro Gomes 13
Geraldo Alckmin 11
Álvaro Dias 6
Collor 3
Manuela D’Ávila 3
Henrique Meirelles 2
Jaques Wagner 2
Amoêdo 1

Simulação 3

Bolsonaro 18
Marina Silva 13
Ciro Gomes 10
Luciano Huck 8
Geraldo Alckmin 8
Álvaro Dias 5
Collor 2
Manuela D’Ávila 2

Simulação 4

Bolsonaro 20
Marina Silva 16
Ciro Gomes 12
Álvaro Dias 6
João Doria 5
Collor 3
Manuela D’Ávila 2
Jaques Wagner 2

SEGUNDO TURNO

Simulação 1

Alckmin 34
Ciro Gomes 32

Simulação 2

Marina 42
Bolsonaro 32

Simulação 3

Alckmin 35
Bolsonaro 33

Loading...

3 comentários para “Bolsonaro lidera primeira pesquisa Datafolha após Lula ficar inelegível

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *