Associação Nacional dos Procuradores da República solta nota de repudio a Lula e defende Operação Aletheia

O ex-presidente Lula está acostumado a achar que todo mundo é o PSDB. Em seu discurso feito logo após o depoimento prestado na Operação Aletheia, Lula conseguiu de uma só vez atacar a Justiça Federal, o MP-SP, o MP-PR e o MPF.

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) reagiu à altura e soltou uma nota duríssima rebatendo o discurso do ex-presidente petista.

Confira a nota na íntegra:

“Nota à imprensa

Procuradores da República repudiam suposta politização da Operação Lava Jato

Brasília (04/03/2016) – A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) vem a público rechaçar os ataques à 24ª fase da Operação Lava Jato. Ao contrário do que querem fazer crer algumas lideranças políticas, os procuradores da República à frente do caso – bem como a Justiça Federal, a Polícia Federal e a Receita Federal – atuaram novamente de acordo com a mais rígida e cuidadosa observância dos preceitos legais, sem violência ou desrespeito aos investigados. 

O pleno funcionamento das instituições do país não deve ser confundido com questões de cunho político ou midiático. Do mesmo modo, não se pode confundir fatos diametralmente distintos. São por completo distantes, no conceito e na execução, condução coercitiva de um investigado (frise-se, determinada pela Justiça e com ampla justificativa em provas, em pleno estado democrático de direito, dentro de investigação de graves crimes contra a administração pública, organização criminosa e lavagem de dinheiro) e prisões ocasionadas por motivos políticos de outras épocas. 

A condução coercitiva é instrumento de investigação previsto no ordenamento e foi autorizada no caso do ex-presidente Lula de forma justificada e absolutamente proporcional, para ser aplicada apenas se o investigado eventualmente se recusasse a acompanhar a autoridade policial para depoimento penal. A condução coercitiva somente ocorre enquanto as providências urgentes de produção de provas estão em cumprimento. Em momento algum as garantias constitucionais do investigado (como o direito ao silêncio, o direito à assistência de advogado, o direito à integridade física e o direito à imagem) foram ou podem ser desrespeitadas.

A ANPR assegura à população brasileira de que hoje o que se viu foi a ação de instituições democráticas, cumprindo, em nome da sociedade, seu dever de investigar práticas de crimes, sem olhar a quem e sem se deter diante de ninguém.

A soma de esforços dos órgãos de persecução penal na Operação Lava Jato resultou em condenações, bloqueios de bens e devoluções de dinheiro aos cofres públicos. As decisões foram majoritariamente mantidas da primeira à última instância judicial. Trata-se de uma investigação que tem como fundamento, em todas as suas etapas, o caráter estritamente técnico, impessoal e transparente, sendo sempre garantidos a ampla defesa e o devido processo legal.

Em nome de todos os Procuradores da República, a ANPR saúda as instituições e agentes republicanos que hoje agiram aplicando a lei. Um sistema de Justiça isento e imparcial permanece sereno, equidistante e austero na aplicação igual da lei penal a toda espécie de infratores, e é isso que vem acontecendo em nosso país.

A ANPR reafirma à sociedade que os Procuradores da República continuarão sempre a agir com integral respeito ao devido processo legal, impulsionados na robustez das provas constantes nos autos, em busca da Justiça.

Por fim, é importante lembrar, uma vez mais, que, em uma República, não há ninguém acima da lei. 

José Robalinho Cavalcanti 
Procurador Regional da República
Presidente da ANPR”

associação nacional dos procuradores da república

Loading...

3 comentários para “Associação Nacional dos Procuradores da República solta nota de repudio a Lula e defende Operação Aletheia

  1. Paulo Junior

    Alguém precisa mostrar para este senhor, que ele é um simples mortal com direitos e obrigações como todo mundo. Falta-lhe grandeza e sobram arrogância e vaidade.

    Responder
    • RONALDO COSTA

      O QUE TODOS CIDADÃOS QUEREM É JUSTIÇA CEGA. IGUAL PARA TODOS.
      AS FRAUDES NA PETROBRÁS TIVERAM CPI BLOQUEADA JÁ NA ÉPOCA DO GOVERNO FHC MEDIANTE DISTRIBUIÇÃO DE BENEFÍCIOS, EMISSORAS DE RÁDIO E TV. TAMBÉM NÃO FORAM INVESTIGADAS AS PRIVATIZAÇÕES DA VALE, EMBRATEL…
      NÃO HÁ CONTESTAÇÃO NO PODER QUE A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA DEFENDEU NA CONSTITUIÇÃO DE 1988. MAS NÃO É POSSÍVEL QUE A ELITE DE COLÉGIO DE PROMOTORES E PROCURADORES CRIADA PELO POVO ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DOS MINISTÉRIOS PÚBLICOS AUTÔNOMOS E INVESTIGATIVOS SE MANIFESTEM NOS SEUS AFAZERES COMO INSTRUMENTO DA CLASSE BURGUESA. SÃO DEFENSORES DA CONSTITUIÇÃO E DOS DIREITOS DO POVO, DE TODO O POVO, IGUALMENTE. JUSTIÇA PARA TODOS.

      Responder
  2. Joao

    O PT sempre irá humilhar quem pensa diferente deles. E petistas têm respostas decoradas, clichês bem articulados. Textos já prontos na internet ou revistas (como revista “Carta Capital”). É a dita Lavagem cerebral praticada pelo PT.
    Eis mais detalhes:

    ENTENDA A Lavagem Cerebral do PT:
    Falar mentiras ininterruptamente nas Mídias Sociais. Fazem as pessoas, sutilmente manipulando-as, envergonharem-se de não pensar como eles, e de se envergonharem pelo fato de não ser do PT (falsamente se auto-designam como progressistas! E ¡pasmem!: como voz dos “intelectuais”). Pura lavagem cerebral, anos a fio.
    Eis alguns, espalhados pelas várias ‘Mídias Sociais’, que jamais, JAMAIS, fazem, haja o que houver, sequer uma única crítica minúscula a PT (mesmo que fosse apenas crítica à “Copas das Copas” — apelido dado pelo marketing do PT). Observe:

    LAVAGEM CEREBRAL do PT:

    Mídia & Comunicação.

    Atenção!
    [“(…) não há marketing ou propaganda capaz de ESCONDER a grave realidade do Brasil (…)”].

    ¡HÁ SIM! Claro que há! Eis:
    Há a DOCE & SUAVE Lavagem Cerebral do PT!
    Eis:

    Viomundo; Tijolaço; LUÍS NASSIF; O site CAFEZINHO; Brasil de Fato; Nirlando Beirão; Azanha; Luís Nassif; Brasil 247; Henrique Amorim; o brilhante e PICARETA publicitário João Santana; DCM; MAV; o partido picareta PC do B; o interesseiro Aldo Rebelo (PC do B); o suave e PICARETA Rui Falcão (PT); a revista Carta Capital; o blog Diário do Centro do Mundo (repare o «nome»…); o jornalggn; site O Cafezinho; o jornalista simplista e puxa-saco Paulo Nogueira; o blog Cartamaior; o DISSIMULADO braço direito puxa-saco do PT: PSOL; a filhinha de governador Luciana Genro; o blog super visitado Pragmatismo Político; Conversa Afiada; Brasil de Fato; Luis Fernando Verissimo; etc. etc. etc.

    ENTENDA A LAVAGEM CEREBRAL…

      Tags:
    PT e Lavagem Cerebral; blogs petistas; MAV; PT pratica Lavagem Cerebral; PT e a mídia; autoritarismo petista; Ideologia Digital Petista; Ideologia Digital do PT; Partido dos Trabalhadores; Mobilização de Ambientes Virtuais pelo PT; picaretagem do PT; Hegemonia petista; fome de Poder; Ideologia Petista; uso da máquina pública; aparelhamento do Estado pelo PT. APARELHAMENTO IDEOLÓGICO. Autoritarismo; POPULISMO; pseudo-esquerda.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *